Acionamentos industriais

As máquinas industriais, comerciais e ou mesmo domésticas são, geralmente, constituídas por uma série…

As máquinas industriais, comerciais e ou mesmo domésticas são, geralmente, constituídas por uma série de componentes (mecânicos, eletrónicos, entre outros) que, em conjunto com uma fonte externa de acionamento, realizam as funções para as quais foram concebidas. Assim, e para que esta fonte externa possa transmitir à máquina a sua potência mecânica, necessitará de um sistema de transmissão que, através de um simples sistema de acoplamento direto ou de um complexo redutor ou multiplicador de velocidades de engrenagens, de correias, hidráulico, e outros, a possa colocar em movimento. Por outro lado, nas instalações industriais, tendo em conta a existência dos mais variados tipos de máquinas, poderemos encontrar os mais diversos tipos de acionamento que poderão distribuir-se desde o tradicional motor elétrico ou térmico, passando pelos sistemas de movimentação linear até às turbinas a vapor ou a gás.

O dossier “Acionamentos industriais” é composto pelos seguintes artigos:

  • Dimensionamento e seleção de sistemas de movimento linear
    • Mário Lindo , EQUINOTEC
  • A utilização de arrancadores suaves na proteção de motores e máquinas
    • Rui Dias , F.FONSECA
  • Fator de potência em acionamentos industriais
    • António Varandas , SCHNEIDER ELECTRIC PORTUGAL
  • Utilização de conversores de frequência na indústria
    • Luís Reis Neves , SEW-EURODRIVE PORRTUGAL

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº99. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

    De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

robotica119

(Irá receber um email com o link de download.)