Contrinex
Adquira, entenda e utilize dados com soluções industriais de IoT

Adquira, entenda e utilize dados com soluções industriais de IoT

Com as soluções industriais inteligentes consegue uma melhoria na eficácia geral do equipamento (OEE – Overall Equipment Effectiveness).

Muitas empresas já possuem conhecimentos básicos sobre as aplicações de IoT industriais, mas muitas vezes não possuem o conhecimento técnico necessário para os aplicar de forma independente. Assim, no início, os dados são adquiridos e armazenados, mas muitas vezes não são utilizados para um determinado objetivo. Mas o valor específico e quantificável é obtido ao tratar inicialmente os dados acumulados, vinculando-os e avaliando-os com base na lógica. As oportunidades oferecidas pela IoT industrial podem ser usadas de muitas formas diferentes e precisas. Os serviços orientados a dados utilizam os seus dados para criar valor agregado.

Como podemos beneficiar do IoT industrial?

Fundamentalmente, há uma diferença entre projetos totalmente novos e os recondicionados. Nos projetos completamente novos deve ser concebida uma máquina/instalação completamente digitalizada; enquanto nos projetos recondicionados, as máquinas/instalações ainda não são compatíveis com o IoT industrial, como é o caso de grande parte da base instalada atualmente. Por isso, a adaptação digital de máquinas e instalações é, atualmente, de grande importância. Pode interagir com a tecnologia de automação já instalada (se ainda está válida) ou construir estruturas totalmente paralelas que não interfiram no sistema de automação que já está em funcionamento. Neste artigo apresentamos vários casos de utilização que podem ser aplicados num ambiente novo e num ambiente de recondicionamento.

“A medição é o primeiro passo que conduz ao controlo e, em última instância, à melhoria. Se não pode medir algo não pode entendê-lo. Se não pode entendê-lo não pode controlá-lo. Se não pode controlá-lo não pode melhorá-lo.”, H. James Harrington.

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.

Para ler o artigo ou dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »