Contrinex
robótica

Automação e robótica na logística

O dossier “Automação e robótica na logística” é composto…

É inegável que os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos são resultado do forte desenvolvimento ocorrido ao nível das pesquisas académicas, das necessidades produtivas e das alterações das rotinas ocorridas no setor industrial. Nestas alterações de rotinas é a automatização e, em particular, a robótica industrial que toma a dianteira com aplicações praticas e inovadoras tornando -se cada vez mais presente em todos os setores industriais.

Com esta modernização e reorganização das estruturas industriais um novo esforço de otimização, juntamente com equipamentos e pessoas, é requerido do processo produtivo para maximizar a sua capacidade. O uso de métodos estatísticos para vigiar, perceber e melhorar os processos de produção foram uma das aplicações mais divulgadas.

Outras metodologias foram sendo utilizadas ao longo dos anos para o controlo e otimização dos processos produtivos, manutenção dos materiais, da planificação da produção e do controlo dos stocks, de entre as quais se poderá referir o JIT (Just‑In‑Time), a produção assistida por computador (CAM), o Kanban (seja P ou C) e o MRT (Manufacturing Resources Planning). Naturalmente que ao falarmos de controlo industrial não pode deixar de referir as redes de comunicação, e com elas todos os sistemas remotos de controlo e aquisição de dados, entradas/saídas, das telecomunicações móveis, da Internet, das comunicações sem fios (wireless), dos sistemas RFID (Radio‑Frequency IDentification), entre outros. A utilização destes sistemas de comunicação padronizados (Asi, Modbus, CANopen, Profibus, Device Net e Ethernet TCP/IP) permite uma comunicação rápida entre equipamentos (M2M – Machine to Machine) transformando operações aleatórias de Bin‑picking, Box Moving, Bag Handling, 3D Inspection, entre outros, em “brincadeiras de crianças”.

Apesar das vantagens trazidas pela automação e da robótica industrial às
linhas de montagem, armazéns, embalamento, e outros ainda nos encontramos muito longe das fábricas totalmente automatizadas. De facto, por mais rápidos e precisos que sejam os computadores, os robots e restantes sistemas de controlo para desempenhar tarefas ditas humanas, estes sistemas não são, ainda, capazes de pensar e como tal não tomam decisões que se possam encontrar para além da sua programação.

Adriano A. Santos

O dossier “Automação e robótica na logística” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº103. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

dossier

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »