Tratamento

Gestão e Tratamento de Água

O tratamento das águas residuais domésticas é, pois, uma medida importante para a sustentabilidade e como tal todo…

O tratamento das águas residuais domésticas é, pois, uma medida importante para a sustentabilidade e como tal todo este processo deve ser monitorizado e controlado em tempo real. Para isso, é necessário que este processo seja o mais eficiente possível não só do ponto de vista do acionamento, controlo de velocidade dos acionamentos mecânicos, mas também na deteção de perdas, no controlo do nível de pH e dos produtos de adição ministrados ao longo do processo.

Num momento em que as questões ambientais assumem cada vez mais um papel de importância fulcral, não só pela influência que podem exercer sobre as alterações climáticas e no aquecimento global, é importante dirigir a nossa atenção para os sistemas que, diariamente, permitem o tratamento das águas residuais domésticas. Na verdade, e para que possa continuar a jorrar água nas nossas torneiras com qualidade e em quantidade suficiente, há que tratar as águas residuais domésticas, reintroduzindo-as, posteriormente, no ciclo de distribuição.

O tratamento das águas residuais domésticas é, pois, uma medida importante para a sustentabilidade e como tal todo este processo deve ser monitorizado e controlado em tempo real. Para isso, é necessário que este processo seja o mais eficiente possível não só do ponto de vista do acionamento, controlo de velocidade dos acionamentos mecânicos, mas também na deteção de perdas, no controlo do nível de pH e dos produtos de adição ministrados ao longo do processo. Por outro lado, deve ainda ter-se em conta que aquando da utilização de variação de frequência no tratamento de águas residuais, utilizando motores de Corrente Alternada, estes devem ser associados a motores de alta eficiência, melhorando-se não só a eficiência global do sistema mas também das instalações de tratamento, diminuição dos custos de consumo de energia.

Adriano A. Santos

O dossier “Gestão e Tratamento de Água” é composto pelos seguintes artigos:

  • Tratamento e monitorização de águas residuais domésticas
    • Cristina S. C. Calheiros , Raquel B. R. Mesquita, António O. S. S. Rangel , Paula M. L. Castro
  • AquaSoft – kit de simulação de um sistema de distribuição de água
    • João Matos , Rui Neves , Eliseu Ribeiro , Luís Perdigoto
  • Eficiência energética no tratamento de águas residuais
  • Tratamento de águas residuais – Remoção biológica de nutrientes usando SBR
    • Carla Rodrigues
  • Utilização de conversores de frequência no tratamento de água

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº98. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

dossier

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados