Contrinex
indústria química

Indústria química

A indústria química é um setor industrial dinamizador da economia que engloba desde o setor da petroquímica…

A indústria química é um setor industrial dinamizador da economia que engloba desde o setor da petroquímica até à indústria farmacêutica. Sendo um setor-chave na sociedade industrial desenvolveu‑se juntamente com as indústrias metalúrgicas, do frio, do têxtil e dos polímeros. Surge, enquanto indústria, com a revolução industrial no entanto o seu grande impulso deu-se durante a 1.ª Guerra Mundial devido à necessidade de, com base na amónia, produzir ácido nítrico utilizado no fabrico de explosivos.

Ao longo dos últimos duzentos anos, a indústria química ocupou e manteve uma posição central no mundo contemporâneo, sendo considerada um setor estratégico da indústria encontrando-se envolvida, diretamente, em todas as inovações tecnológicas da sociedade de consumo.

Sendo uma indústria de processo contínuo, tal como a refinação de petróleos, é extremamente automatizada reduzindo a frequência e a quantidade da ação humana requerida ao mesmo tempo que altera profundamente a qualidade dessa ação e, como tal, requer um investimento substancial na conceção do sistema e no seu controlo, através do uso de transdutores e controladores que visam a otimização do processo, a eficiência e a segurança.

É um pólo de desenvolvimento tecnológico que congrega a tecnologia mais recente, quer ao nível da produção quer ao nível dos sistemas de controlo e da monitorização.

Estes processos, muitos deles com um elevado grau de perigosidade, são
continuamente monitorizados através de eficientes sistemas de segurança e de proteção de ativos, do ambiente e da população em geral.

A indústria química é, atualmente, um dos setores com mais peso nas exportações contribuindo, com uma fatia muito substancial, para a balança comercial portuguesa. A fileira dos plásticos é a que mais tem contribuído para o desempenho exportador, seguida pela da borracha, beneficiando da vocação exportadora das empresas produtoras de pneus.

Adriano A. Santos

O dossier Indústria química é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº100. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

dossier

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »