Contrinex
mecatrónica versus indústria 4.0

Mecatrónica versus Indústria 4.0

A mecatrónica é parte integrante da Indústria 4.0 pois não poderemos desassociá-la deste contexto pelo facto de esta ser mais um dos elos que contribuem para o processo produtivo.

Quando analisamos a mecatrónica, ao nível das aplicações industriais, deparamo-nos com uma vertente do conhecimento que assenta na integração de engenharias com outras vertentes do conhecimento, ou seja, a integração de grande diversidade de conhecimentos.

Por outro lado, se desmembrarmos a palavra Mecatrónica deparamo-nos com uma combinação/integração de termos ou especialidades de engenharia que convergem para a meca(nica) e para a (ele)trónica. Assim e dado que esta é, de acordo com a infopédia (Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora) uma “disciplina em que convergem a mecânica, a eletrónica, a eletrotecnia e a informática, e que trata a integração do controlo eletrónico computorizado em dispositivos mecânicos” estamos perante uma engenharia que se foca no controlo e na automação de projetos integradores. Assim sendo e olhando para esta definição de uma força cega, limitada única e simplesmente a todas esta tecnologias e à rápida evolução das mesmas, deparar-nos-emos com problemas associados às capacidades e competências dos operadores do chão de fábrica e dos gestores para lidarem com estes novos desafios, cada vez mais exigentes, numa indústria assente na digitalização, nas tecnologias de informação e, essencialmente, nas tecnologias emergentes da Indústria 4.0.

A mecatrónica é parte integrante da Indústria 4.0 pois não poderemos desassociá-la deste contexto pelo facto
de esta ser mais um dos elos que contribuem para um processo produtivo em que as pessoas, as máquinas, os equipamentos, a logística, os clientes e fornecedores fazem parte de uma cyber rede de comunicações em que o tempo real e a inteligência artificial ditam a eficiência e a flexibilidade produtiva bem como os ciclos de vida do produto.

Adriano A. Santos

O dossier especial sobre Mecatrónica versus Indústria 4.0é composto pelos seguintes artigos:

  • Cibersegurança na fábrica digital: o caminho ideal para uma produção inteligente
    • Emilie Lerche Fenger, Secomea e Marco Zampolli, Advantech Europe B.V. (Tradução por F.Fonseca)
  • Aprender em ambiente quase industrial
    • Ana Correia Simões e António Henrique Almeida, INESC TEC, Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
  • A revolução industrial nas linhas de produção
  • A tendência na Indústria 4.0 é web-based

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº124. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

dossier sobre mecatrónica versus industria 4.0

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »