Sob o lema Innovate Manufacturing, a EMO Hannover 2025 representa a inovação, a internacionalidade, a inspiração e o futuro da metalurgia. Como nenhuma outra feira, a EMO apresenta toda a cadeia de valor acrescentado da metalurgia: desde máquinas-ferramenta, sistemas de produção e processos aditivos, passando por ferramentas de precisão e automatização, até técnica de medição, garantia de qualidade, software e acessórios. Os grupos-alvo são os impulsionadores globais da indústria: engenharia mecânica, indústria automóvel e aeronáutica, indústria metalúrgica e de transformação de metais, tecnologia médica, alimentação de energia, indústria eletrónica e muitas outras.
“Enquanto plataforma para o diálogo entre todos os intervenientes internacionais do setor — fabricantes e utilizadores — é única no mundo”, enfatiza Markus Heering, Diretor-Executivo da VDW (Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken), organizadora da EMO, por ocasião da apresentação digital da EMO, em 15 de maio de 2025. Em 2023, mais de 1800 expositores de 45 países atraíram para a EMO cerca de 92 000 visitantes profissionais de quase 140 países. Cerca de 500 visitantes vieram de Portugal.
Portugal reforça a sua importância como mercado de aquisição
Heering salientou que, nos últimos anos, Portugal tem vindo a aumentar de forma constante a sua importância como mercado de aquisição. Desde peças de precisão metálicas até componentes para o setor automóvel e tecnológico – as empresas alemãs, em particular, dependem da cooperação com parceiros portugueses. Os investidores estrangeiros valorizaram o grande número de pequenas empresas inovadoras, o ambiente empresarial favorável e o papel cada vez mais importante da investigação e desenvolvimento. Portugal dispõe de mão-de-obra qualificada e devidamente formada. A engenharia mecânica é um dos setores mais inovadores. Em 2024, foram produzidas em Portugal máquinas-ferramenta no valor de cerca de 90 milhões de euros. Foram exportados produtos no valor de 75 milhões de euros. O volume das importações totalizou 181 milhões de euros, o representa mais de 90% da procura interna. A Alemanha é o fornecedor mais importante, com uma quota de mercado de 22,8%.
As indústrias clientes mais importantes para a metalurgia portuguesa, como a engenharia mecânica e a indústria automóvel estão muito representadas como grupos de visitantes na EMO. “Os visitantes profissionais da EMO vêm de todo o mundo e todos eles são potenciais clientes”, sublinhou Markus Heering. “Na EMO Hannover 2025, podem ficar a conhecer a mais recente oferta de máquinas-ferramenta, soluções e serviços a nível mundial, assim como novos fornecedores e perspetivas, e podem também iniciar potenciais novas relações com fornecedores”.
Portugal está atualmente representado por três empresas na EMO Hannover 2025: a Cheto, a Palbit e a Vorpco. Além de tecnologia de máquinas inovadora, fornecem também soluções de ferramentas em metal duro e materiais ultraduros, assim como sistemas e componentes industriais para máquinas-ferramenta CNC. A gama de serviços está orientada para os dispositivos médicos, o transporte ferroviário, a indústria aeronáutica e espacial, assim como a defesa, entre outros.
EMO Hannover 2025 foca-se nas megatendências mundiais
A indústria está a enfrentar desafios semelhantes em todo o mundo: a concorrência intensifica-se. Os investidores aguardam. Os custos aumentam. A procura de produtos sustentáveis aumenta. Ao mesmo tempo, a escassez de mão-de-obra especializada está a dificultar o progresso em muitos locais, enquanto a integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial e a manufatura aditiva, exige formação contínua.
Na EMO Hannover 2025, mais de 1400 expositores de 40 países estão atualmente a apresentar soluções para estes desafios, com especialistas a discutir as megatendências da automatização, digitalização e inteligência artificial e sustentabilidade, e a trabalhar no seu progresso na metalurgia.
Automatização para maior eficiência na metalurgia europeia
As soluções de automatização aumentam a eficiência e a qualidade do processo de fabrico. São um dos principais impulsionadores de investimentos e são oferecidas nas mais variadas formas por muitos expositores da EMO. Esta estende-se desde soluções simples, como trocadores de paletes e sistemas de handling, até à utilização de robots e fábricas autónomas com sistemas autopropelidos.
Na EMO Hannover 2025 pode ser esperada uma vasta gama de soluções de automatização, uma vez que muitos expositores estão a modernizar as suas máquinas. Ainda mais focado será o stand conjunto Cobot Area. Lá, estarão em exposição os robots colaborativos e as suas possibilidades de aplicação. Estes incluem garras, processamento de imagem, sistemas de medição, software, eletrónica industrial, sistemas de alimentação e muito mais.
Sustentabilidade para uma maior proteção do clima
Muitos países comprometeram-se a tomar medidas para uma maior proteção do clima e a investir na transformação verde da sua indústria. Portugal iniciou a transição energética numa fase embrionária e assegurou uma boa posição de partida para a produção de hidrogénio verde.
A sustentabilidade na produção centra-se na redução do consumo de energia e de materiais e na introdução de uma economia circular. “Muitas medidas individuais conduzem a este objetivo. Os investimentos em novas máquinas permitem, por exemplo, poupar cerca de 25% da energia”, afirma Markus Heering, descrevendo a sua experiência. Isto permite reduzir a pegada de CO2.
Também os motores elétricos modernos e a tecnologia de acionamento inovadora permitem poupar uma quantidade considerável de eletricidade em comparação com a geração anterior. Outras alavancas incluem tecnologia de regulação melhorada, conceção otimizada de aplicações de ar comprimido e hidráulicas ou tecnologia de rolamentos e de guias com fricção minimizada.
A Sustainability Area na EMO Hannover 2025 é o ponto de encontro ideal para experimentar soluções de última geração para a produção sustentável do futuro. Aqui, os expositores fornecerão informações sobre as tendências da eficiência energética, a integração de energias renováveis, a economia circular e os conceitos de ciclo de vida. Estes não só promovem a proteção do clima, como também reduzem os custos de produção em tempos de escassez de energia e de matérias-primas.
Digitalização aliada à Inteligência Artificial para uma maior produtividade
A digitalização e a interconexão em rede são temas há muito abordados na produção. Agora, junta-se a isso a Inteligência Artificial, de modo a acelerar a análise de dados, alcançar uma maior produtividade e criar novos modelos de negócio. A indústria de semicondutores desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias digitais. Os semicondutores permitem aos utilizadores tornar os seus processos de produção mais inteligentes, utilizando tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Criam transparência em relação à eficiência dos processos de fabrico, permitem a monitorização e o comando em tempo real de máquinas e processos, assim como a manutenção preditiva.
Na EMO Hannover 2025, o stand conjunto da AI + Digitalization Area mostra aos investidores da indústria e da administração as mais recentes oportunidades de interconexão em rede associadas à inteligência artificial. Esta é também uma oportunidade para os fabricantes portugueses destacarem as suas competências neste domínio.
O futuro da metalurgia europeia
Os progressos nos três domínios estão a estimular os investimentos e a aumentar a procura de tecnologia de produção. Além disso, a VDW, organizadora da EMO, apresentará outros temas importantes para a metalurgia. Um exemplo disso é o stand conjunto de Additive Manufacturing, onde serão destacadas as mais recentes aplicações no domínio da manufatura aditiva.
Tendo em vista o futuro e os jovens talentos, a Nachwuchsstiftung Maschinenbau fortalece a próxima geração de trabalhadores qualificados para os desafios do futuro. A formação qualificada é a base para o sucesso do setor. Através de medidas de apoio específicas, a Nachwuchsstiftung Maschinenbau ajuda o setor a manter-se inovador e competitivo a longo prazo. No stand especial para os jovens, mostrará também como a formação pode ser alinhada de forma ideal com os requisitos atuais da tecnologia e da digitalização nas empresas. As jovens empresas inovadoras também apresentarão soluções pioneiras na Startup Area.
50 anos de inovações para a metalurgia
Em 2025, a EMO cumpre o seu 50.º aniversário. Fundada em 1975, reúne os conhecimentos do setor e desempenha um papel de liderança na moldagem do futuro da metalurgia. Tornou-se uma instituição global e uma data fixa no calendário dos profissionais desta indústria. “Em 2025, a EMO em Hannover voltará a ser o ponto de encontro de eleição para toda a metalurgia internacional. Isto mostra de forma impressionante o caminho que já percorremos e o potencial que ainda temos pela frente”, conclui Heering. O atual lema da EMO Innovate Manufacturing é, portanto, mais do que um simples slogan. É um apelo, em particular, a todos os fornecedores e utilizadores europeus para que explorem sem hesitações as possibilidades das novas tecnologias. A oferta da EMO irá proporcionar-lhes muita inspiração e novas ideias.
EMO Hannover
emo-hannover.com · emo@vdw.de
VOCÊ PODE GOSTAR
-
O futuro dos automóveis começa na produção, com a EMO Hannover
-
Cibersegurança em chão de fábrica: tema do webinar da Phoenix Contact
-
Clube dos Mecatrónicos ofereceu convites VIP para a Empack e Logistics & Automation Porto 2025
-
UC Tech Challenge: desafia à criação de soluções inovadoras para a indústria
-
Descubra as novidades na Empack e Logistics & Automation na EXPONOR