Contrinex
Eplan Portugal celebra 40 anos de inovação e fortalece laços com clientes

Eplan Portugal celebra 40 anos de inovação

Após 40 anos de história e com a passagem para o Friedhelm Log Group, a Eplan Portugal está agora ainda mais bem apoiada nas suas necessidades. Nos Encontro de Utilizadores Eplan que decorreram em setembro, no Porto e em Lisboa, o Diretor-Geral da Eplan Espanha e Portugal, Francisco Chacón, teve o gosto e a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os participantes, de lhes oferecer o seu apoio e de celebrarem juntos uma trajetória marcada pela inovação contínua e pelo compromisso com a satisfação do cliente. Foram dois dias intensos, marcados pela partilha de experiências valiosas e que se consolidaram como um momento importante para todos, uma certeza no caminho da estabilidade e crescimento!

Susana Fraga, Diretora de Marketing da Eplan Portugal deu o mote ao evento explicando todo o programa e como estava o evento organizado. Francisco Chacon apresentou-se e agradeceu a presença de todos. E falou sobre a eficiência garantida pelo Eplan que nos poupa tempo, sempre com a melhor qualidade e com o menor desgaste e, assim, nos permite viver com qualidade de vida.

Atualmente, e com o surgimento da Indústria 4.0 a automatização é o mote, o que justifica o papel cada vez mais importante da Eplan e do seu software que nos permitem automatizar cada vez mais os processos e os sistemas. E a qualidade de vida melhora substancialmente!

Novidades da Plataforma Eplan 2025

David Soares apresentou as principais atualizações da Plataforma Eplan 2025, trazendo novidades que visam facilitar ainda mais o trabalho dos seus utilizadores. Esta nova versão introduz melhorias pensadas para oferecer maior simplicidade e eficiência. Um exemplo é o novo botão de modo de desenho movido para a barra de estado, que torna as operações mais intuitivas e poupança de tempo. Além disso, há uma nova atribuição de funções principais a diferentes tipos de representações, melhorias na numeração de cabos e na geração de textos de gravação.

Na área mecânica, o Eplan reforçou a sua capacidade de integração de dispositivos elétricos, como os transformadores de corrente, onde estes possuem agora, uma relação entre a sua colocação mecânica e cablagem associada, eliminando erros de instalação e garantindo uma maior precisão no processo de fabrico e manutenção.

É agora possível apresentar imagens e códigos QR das peças associadas ao símbolo, o que se torna cada vez mais importante no processo de fabrico e manutenção de máquinas e armários de controlo. Em termos de propriedades dos dispositivos, a nova versão permite a apresentação de informações específicas dos componentes a partir da listagem de propriedades, por exemplo, ao selecionar um cabo é possível visualizar e editar detalhes sobre o diâmetro exterior, o número de condutores e o raio de curvatura mínimo, enquanto as fichas requerem informações como o número de pinos e a codificação, assim como em qualquer dispositivo. O resultado é uma gestão mais eficiente das propriedades, que o utilizador pode personalizar e adaptar à função e ao grupo de produtos.

Novidades da Plataforma Eplan 2025 apresentadas aos clientes

Outra novidade importante é o novo navegador de comentários, que permite agora inserir e gerir comentários nas páginas, adicionar comentários personalizados e organizar tarefas. Foi introduzido um novo tipo de linha, a “Nuvem”, para melhorar a visualização, juntamente com um histórico para o acompanhamento. A segurança das cópias de projeto foi igualmente reforçada nesta versão.

Na gestão de peças, é agora possível visualizar as macros anexadas, facilitando a compreensão dos dados e tornando mais rápida a identificação das informações necessárias. A gestão de cabos pré-fabricados foi otimizada, permitindo uma melhor definição, identificação de destinos e gestão de atribuições de pinos/condutores, com possibilidade de exportação para o Eplan Cable proD. Para além disso, foram adicionados novos símbolos de bornes para uma correspondência mais precisa com as definições dos fabricantes.

por Helena Paulino

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº137. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados