Uma das principais novidades que a FANUC apresentará no seu stand (C54, Pavilhão 9) durante a EMO de Hannover (18-23 de setembro) será um avanço do novo CNC da série FS500i-A, que se encontra atualmente na fase de desenvolvimento.
A nova série FS500i-A, que oferece maior rendimento e facilidade de uso, inclui uma série de inovações como, por exemplo, novas HMI que simplificam o uso tanto para os operadores experimentados como para os novos. Todas as interações de cada área poderão ser geridas numa única tela, para que não seja necessário saltar de uma para outra. Além disso, o PMC poderá ser programado com texto estruturado e o CNC admitirá qualquer cinemática de máquina.
Embora o novo CNC seja encontrado ainda na fase de desenvolvimento, algumas das suas inúmeras funções já estão disponíveis: as novas versões do CNC FS30i /31i /32i -B Plus e FS0i -F Plus da FANUC e incluem funções para o corte de energia, assim como a tecnologia digital twin, que também será incluída no FS500i-A, trazendo vendas diretas ao utilizador final.
A nova CPU, combinada com novas funções e capacidades, melhora o desempenho básico e impulsiona a redução do tempo de ciclo.
Célula de produção automatizada para a indústria automobilística
Na área da ROBOMACHINE, a principal atração da FANUC na EMO será uma célula de produção que inclui os centros de mecanização ROBODRILL da série α-Di B Plus, um robot FANUC M-20iD/25 sobre um carril para o carregamento e descarga de máquinas, um AGV (veículo guiado automático) para a troca de paletes de peças em bruto e acabadas, uma CMM (máquina de medição) para a medição de peças e tecnologia de sensores e conetividade para fornecer informações do CMM para as ROBOMACHINE, por exemplo. Também formará parte do sistema das máquinas de corte por eletroerosão com hilo ROBOCUT α-CiC.
Esta célula de produção simulará o mecanizado de uma peça completa de veículo elétrico em 4 e 5 eixos, incluindo operações de torneamento utilizando as novas mesas giratórias de alta velocidade DDR-HSiB. Entre outras tecnologias incluirá iRVision da FANUC, um iPC de 24″ para HMI e FANUC FsbP (FIELD System Basic Package) para coletar, gerir e visualizar dados. Outro produto destacado será o novo centro de mecanização FANUC ROBODRILL α-D28LiB5ADV Plus Y500 que incorpora um ATC com capacidade de mudança automática de ferramentas em 28 estações e um maior recorrido de eixo Y de 500 mm. A máquina, que será apresentada pela primeira vez na Europa, contará com uma mesa giratória para ajudar a simular o corte de uma carcaça de inversor de alumínio de veículo elétrico.
Seguindo com a série ROBODRILL, veremos uma aplicação de mecanização em 5 exemplos de uma peça de alumínio com carregamento e descarga automática através do robot colaborativo CRX-10iA/L; um ROBODRILL da série α-DiB Plus realiza tarefas de fresagem, perfuração e escariado e uma célula educativa.
Noutra área do stand, a FANUC mostrará uma máquina de moldagem por injeção ROBOSHOT α-S50iB que produz um suporte de lentes de precisão para smartphones e que será usada automaticamente com um robot FANUC LR Mate 200iD/7L. A célula é completada com uma máquina de eletroerosão através do FANUC ROBOCUT α-CiC que produzirá as inserções do molde do suporte da lente.
Seguindo com o ROBOCUT, o modelo α-C600iC será exibido com mesa giratória mecanizando peças para a indústria aeroespacial. Um robot FANUC CRX-10iA/L será carregado na função de carga e descarga, enquanto o ROBOCUT LINKi supervisionará o consumo de energia.
A grande novidade do ROBOCUT será o modelo α-C800iC, uma máquina de 800 mm de recorrido no eixo X que completa a família ROBOCUT α-CiC.
Novos robots
Além dos robots que trabalharão com as máquinas, a FANUC terá uma zona dedicada onde serão apresentados vários robots de diferentes tamanhos e capacidades.
Os visitantes poderão ver os robots trabalhando em vários aplicativos onde demonstrarão a flexibilidade oferecida. Em alguns casos será utilizado o iPC Box (PC industrial) da FANUC, que oferece uma grande potência informática e inúmeras funções de visão avançadas que melhoram o rendimento e a fiabilidade das tarefas.
Entre os novos robots da FANUC que serão apresentados na EMO podemos destacar: o colaborativo CRX-25iA com opção de carga útil de 30 kg, o FANUC M-710iD/50M com seu braço curvo e o robot colaborativo CR-35iB com opção de carga pesada de 50 kg.
Sistema CAMPO: análise de dados in situ
O mais destacado da IoT da FANUC na EMO será a apresentação de uma nova versão do “sistema FIELD“. O FIELD system Basic Package é uma plataforma local (não requer conexão à Internet) que permite aos fabricantes coletar, analisar e utilizar dados de máquinas e dispositivos conetados, oferecendo compatibilidade com produtos FANUC até 20 anos de antiguidade e ampliando a seu compatibilidade com produtos de terceiros. Oferece uma configuração rápida, ferramentas fáceis de usar e capacidade de atualização periódica que permite aos utilizadores realizar os melhores resultados continuamente na produção.
Por último, mas não menos importante, quem visita a EMO pode descobrir as novidades que a FANUC oferece nos serviços. A empresa apresentará uma visão geral da sua carta de serviços e dos cursos de formação da Academia FANUC.
FANUC Iberia S.L.U. – Sucursal em Portugal
Tel.: +351 221 208 400
info@fanuc.pt · www.fanuc.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Adaptação de brinquedos para crianças com necessidades específicas
-
F.Fonseca apresenta novo cobot AI TM30S da Techman Robot
-
GEMÜ: atualização IO-Link dos indicadores de posição 1235 e caixas de interruptores 4242
-
JOGA+SEGURO: iniciativa que premiou pessoas na WEG
-
OPCO realizou Automotive Summit 24 em Águeda