Como podem os dados de processo da produção automóvel ser registados e utilizados para aumentar a eficiência energética e de recursos na produção? Que influência tem a qualidade dos componentes dos elementos de engrenagem, tais como veios e eixos de transmissão, na produção de ruído nos automóveis elétricos? Que ferramentas de retificação podem ser utilizadas para trabalhar novos materiais e aços difíceis de processar?
Há 50 anos que a procura de máquinas, ferramentas e sistemas mais eficientes atrai visitantes e especialistas de empresas de fabrico de veículos e fornecedores à EMO Hannover, a principal feira mundial de tecnologia de produção. A transformação da indústria automóvel – o segundo maior cliente de máquinas-ferramentas – está a mudar o foco da EMO. Temas como a automatização, a digitalização e a inteligência artificial marcam esse desenvolvimento.
Novos conceitos de acionamento estão a levantar questões sobre se o foco deve ser a produção de componentes mecânicos para carros elétricos ou eixos de compressores e motores para células de combustível. As soluções industriais para a economia circular ou para a reciclagem de baterias estão a ganhar destaque porque o quadro regulamentar está a mudar drasticamente. E o desafio, acima de tudo, é ser tão eficiente e flexível quanto possível, a fim de poder responder rapidamente às solicitações dos clientes.
Fábricas de automóveis eficientes para uma maior competitividade
“As máquinas-ferramentas modernas e os sistemas de produção inovadores são essenciais para a construção de fábricas eficientes, flexíveis e resistentes”, sublinha o Markus Heering, Diretor-Geral da VDW (Verein Deutscher Werkzeug- maschinenfabriken – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas), organizadora da EMO.
O conceito da feira está atualmente a ser apresentado a nível internacional na EMO World Tour. Sob o lema “Innovate Manufacturing”, a EMO representa a inovação, a internacionalidade, a inspiração e o futuro da metalomecânica. Ao mesmo tempo, Heering sublinha a experiência da feira em soluções industriais: “a indústria de máquinas-ferramenta está sempre em contacto direto com as empresas de fabrico de veículos”, diz ele.
Na feroz concorrência internacional, especialmente com os fabricantes de automóveis chineses, o foco está no design, nas características, na qualidade e nos custos. Para se afirmarem aqui, a modernização das fábricas é uma preocupação premente tanto para os OEM como para as empresas fornecedoras de média dimensão. A fábrica moderna apresenta automação de processos de ponta a ponta, interfaces coordenadas com precisão e soluções de digitalização integradas. Os fabricantes de máquinas-ferramenta encontraram uma solução e estão a equipar as máquinas com extensos sistemas de sensores e de monitorização Ex Works (EXW). Estes fornecem a base para a recolha e análise de dados. O objetivo é facilitar aos clientes o arranque das tecnologias de produção baseadas em dados, nas quais os processos podem ser visualizados e otimizados.
A digitalização não é um fim em si mesmo, enfatizou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração responsável pela produção na BMW AG, numa entrevista recente. Pelo contrário, é um importante facilitador. A tendência é para sistemas de máquinas integrados que podem ser utilizados para fabricar quantidades comparativamente pequenas na área do grupo motopropulsor dos automóveis elétricos, de forma tão económica, eficiente e fiável como os produtos em massa. A ampla gama de variantes de equipamento e caraterísticas de design com as quais os fabricantes de veículos querem incentivar os compradores também exigem soluções de produção flexíveis.
Automatização em sistema modular
A EMO Hannover 2025 acompanha essas tendências, por exemplo, com uma ampla gama de soluções de automação que podem ser implementadas sucessivamente e também em conjunto com máquinas existentes. A automação abrange desde soluções simples, como sistemas de troca de paletes e de manuseamento, até o uso de robots e fábricas independentes com sistemas de direção autónoma. Processos secundários, como limpeza, etiquetagem e medição, podem ser integrados. No stand conjunto da Cobot Area, por exemplo, o foco estará nos robots colaborativos e nas suas potenciais aplicações.
Para apoiar e aliviar os operadores de máquinas, serão apresentados sistemas de assistência nos quais a inteligência artificial também pode ser utilizada. Soluções de IA também podem ser utilizadas para manutenção preditiva e gestão adaptativa de processos. O stand conjunto da Área de IA + Digitalization oferece aos visitantes da indústria automotiva a oportunidade de conhecer exemplos de melhores práticas.

Sustentabilidade ao longo da cadeia de abastecimento
A indústria automotiva discute intensamente como reduzir o consumo de energia e materiais na produção. Isso também foi demonstrado recentemente na VDA Mobility Innovation Summit, em Berlim. De acordo com a VDW, organizadora da EMO, os investimentos em novas máquinas já estão a dar resultados, com economias de energia de 25%. No entanto, outras alavancas também podem ser identificadas para tornar os processos de produção mais eficientes e reduzir as emissões de carbono. A Área de Sustentabilidade na EMO 2025 é um ponto de encontro para descobrir soluções modernas para uma produção sustentável. A eficiência dos materiais desempenha um papel fundamental. Com novos métodos de simulação no desenvolvimento de componentes e processos de produção inovadores, por exemplo, os componentes podem ser projetados para serem ainda mais resilientes e duráveis.
A reciclabilidade dos veículos deve ser garantida, levando-se em conta a reciclagem no desenvolvimento de novos componentes. De acordo com a VDA, cerca de 85% de um veículo é atualmente reciclável. Cerca de um terço de um veículo novo é feito de material secundário. Para aumentar ainda mais essas cotas, é necessário estabelecer uma economia circular funcional, na qual todas as partes interessadas trabalhem em estreita colaboração e compartilhem os seus dados. Isso envolve cadeias de produção e fornecimento de materiais para vários milhares de componentes e peças que são instalados em cada veículo. No que diz respeito à eletromobilidade em particular, é importante reutilizar baterias e recuperar lítio, níquel e cobalto para novas baterias.
Esses exemplos demonstram a importância de uma cooperação estreita entre desenvolvimento, produção e construção de veículos. Assim, a EMO Hannover 2025 é a melhor plataforma para discussões entre tecnologias e empresas.
Pode descobrir o que os expositores da EMO têm a oferecer aos seus clientes, especialmente do setor automotivo e de fornecedores, no website da feira.
Reveja alguma imagens desta feira mundial de tecnologia de produção em 2023
Cornelia Gewiehs
EMO Hannover
emo-hannover.com · emo@vdw.de
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