Como é que os Gémeos Digitais podem otimizar processos industriais em tempo real?

David Santos
Consultor Comercial
EPLAN Software, S.A. – Sucursal em Portugal
Tel.: +351 229 351 336
info@eplan.pt · www.eplan.pt
Os Gémeos Digitais são como um reflexo virtual dos sistemas físicos, permitindo-nos acompanhar e analisar a forma como as coisas estão a decorrer na fábrica no momento. Através da ligação a sensores e sistemas automatizados, podemos detetar alterações imediatamente, antecipar possíveis falhas e fazer ajustes. Com ferramentas como o EPLAN Pro Panel, podemos até simular a montagem de painéis e armários elétricos, detetando potenciais problemas antes destes serem montados fisicamente, otimizando a sua conceção e reduzindo o tempo gasto na produção.
João Nunes Marques e Hugo Cardoso
Navaltik Management – Organização da Manutenção, Lda.
Tel.: +351 214 309 100 · Fax: +351 214 309 109
support@manwinwin.com · www.manwinwin.com


Os Gémeos Digitais replicam ativos e processos em tempo real, utilizando dados atualizados para alimentar simulações e análises preditivas. A monitorização contínua permite antecipar falhas, identificar padrões anormais e ajustar rapidamente os parâmetros operacionais. Quando integrados com um sistema de gestão da manutenção informatizado (CMMS), tornam-se ferramentas poderosas para melhorar o desempenho dos ativos. A integração com um CMMS facilita o planeamento e a execução de manutenções, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e garantindo a eficiência contínua dos processos industriais. Neste contexto, a consultoria em gestão da manutenção desempenha um papel fundamental, orientando a organização na implementação das melhores práticas e na estruturação de processos alinhados com os dados dos Gémeos Digitais.
Cláudio Maia
Gestor de Clientes
Rittal Portugal
Tel.: +351 256 780 210 · Fax: +351 256 780 219
info@rittal.pt · www.rittal.pt

Os Gémeos Digitais estão a assumir uma importância crescente na indústria, devido ao valor acrescentado que adicionam ao ecossistema industrial. De uma forma simplificada, os Gémeos Digitais são réplicas virtuais de produtos ou soluções reais. A possibilidade de integração dos Gémeos Digitais com outras plataformas pode oferecer benefícios em tempo real como simulação, monitorização, alertas e otimização de processos. A interligação com a inteligência artificial (IA) pode transformar a gestão dos processos industriais como conhecemos atualmente, permitindo decisões automatizadas em tempo real através de algoritmos predefinidos e aprendizagem de máquina (Machine Learning).
De que forma os Gémeos Digitais podem contribuir para a redução dos custos operacionais e o aumento da eficiência energética e automação?
David Santos
EPLAN Software, S.A. – Sucursal em Portugal
Ao permitir a simulação e validação completas dos sistemas antes de serem construídos fisicamente, os Gémeos Digitais facilitam a prevenção de erros de engenharia e a necessidade de retrabalho, o que ajuda a reduzir significativamente os custos. Graças a ferramentas como o EPLAN Pro Panel é também possível automatizar parte do trabalho de engenharia e produção de quadros elétricos, desde a criação de documentação até à preparação para o fabrico e montagem, o que poupa tempo e esforço manual.
João Nunes Marques e Hugo Cardoso
Navaltik Management – Organização da Manutenção, Lda.
Através da modelagem do comportamento dos ativos, os Gémeos Digitais identificam ineficiências e ajustam parâmetros operacionais e energéticos em tempo real. Esta abordagem permite uma gestão mais eficiente dos recursos, reduzindo falhas e otimizando o consumo de energia. Integrados com um CMMS, os Gémeos Digitais possibilitam o planeamento de intervenções mais precisas, fundamentadas em dados preditivos. Assim, consegue-se reduzir os custos operacionais, minimizar a probabilidade de avarias e contribuir para a automação inteligente dos processos, promovendo uma gestão mais sustentável e eficaz dos ativos a longo prazo.
Cláudio Maia
Rittal Portugal
A criação do Gémeo Digital de uma solução de automação permite simular virtualmente uma aplicação em específico. Desta forma surge de imediato uma vantagem diferenciadora, a possibilidade de antecipar diferentes cenários operacionais antes de serem implementados em contexto real. Esta abordagem possibilita a identificação de limitações, previsão de falhas, otimização dos fluxos de trabalho, reduzindo ou evitando assim custos extra no processo.
O caminho da otimização de processos, passa sem dúvida pela criação do Gémeo Digital e para isso é necessário existirem fornecedores de produtos e soluções que disponibilizem os seus produtos virtualmente. A Rittal como fabricante de produtos e soluções para o setor de energia e de automação, dispõe virtualmente essa informação através da plataforma Data Portal do software Eplan. De referir também no contexto de produção do quadro elétrico ou de automação é possível a criação do protótipo virtual e disponibilizar de forma eficiente e dinâmica esse conjunto de informação detalhada para os departamentos de compras, produção (interface com os centros de maquinação de quadros Perforex, máquinas automáticas Wire Terminal e semiautomáticas de cablagem) e pós-venda, inclusive em formato 3D com plataforma Pro Panel da Eplan.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº139. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Case study “O que são gémeos digitais e porque são importantes?” da edição 136 da revista Robótica;
- Case study “Como é que os universos paralelos digitais estão a mudar a indústria” da edição 132 da revista Robótica;
- Artigo “Tecnologia wireless é importante no futuro das aplicações industriais” da edição 135 da revista Robótica;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Gémeos Digitais: revolução na simulação e otimização
-
Aproveitar a IA, os Machine Learning e os Digital Twins na gestão sustentável da água
-
Manipulador móvel para montagem colaborativa, inspeção e logística interna
-
Robótica colaborativa: o futuro da produção industrial
-
Cobots e robots: a evolução da automação em Portugal