Contrinex
[Gripper] vantagens da robótica na Indústria Alimentar

[Gripper] vantagens da robótica na Indústria Alimentar

A automação tem, cada vez mais, um impacto positivo nas empresas, especialmente quando estas procuram expandir o seu negócio.

Um dos principais fatores diferenciadores entre fabricantes de sucesso e a sua concorrência é precisamente a capacidade de colocar os seus produtos no mercado rapidamente, mantendo ao mesmo tempo os custos baixos. A automatização de altas cadências traz muitos benefícios no processamento e fabrico de produtos, tais como flexibilidade, precisão e consistência. Ao considerar a utilização de robots para uma linha de produção, a escolha da garra (também conhecidas por gripper ou EOAT, end-of-arm tool) ideal é fundamental para garantir o aumento da produção e, por isso, quando os robots industriais utilizam o gripper (EOAT) errado, a obtenção de bons resultados torna-se menos provável.

Para que um robot industrial alcance o melhor desempenho possível, a garra deve ser capaz de concluir com eficácia o trabalho mais exigente. Nas operações em alta velocidade, o gripper é a estrela do espetáculo e, por isso, deve agarrar e posicionar os produtos sem os danificar, e de forma rápida e precisa. Por vezes, é inevitável que exista um perigo constante de danificar o produto em processos que operam com grande velocidade, isto porque sem uma garra adequada os produtos podem escorregar, voar ou cair. Uma garra fiável permitirá que o robot se mova a velocidades mais elevadas, sem que esses incidentes ocorram.

A utilização de grippers desadequados é a principal razão pela qual os fabricantes são incapazes de fazer crescer o seu negócio através da automação e/ou da robótica. A escolha da garra correta garantirá maiores níveis de produtividade, rendimento e um rápido retorno do investimento. Os fabricantes necessitam de uma ferramenta adaptável que possa manusear produtos a alta velocidade e de forma segura, sem os danificar.

REIMAN, Lda.
Tel.: +351 229 618 090
comercial@reiman.pt · www.reiman.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt