Na HANNOVER MESSE 2025, o setor internacional de tecnologia de acionamento e energia fluida demonstrará mais uma vez a sua força e importância como o maior segmento fornecedor do negócio internacional de engenharia, sob o rótulo “Motion & Drives“. As empresas expositoras apresentarão componentes individuais inovadores e inteligentes e sistemas completos em todos os setores.
Tradicionalmente, a tecnologia de acionamento e a energia têm sido representadas na HANNOVER MESSE por um grande número de empresas da Alemanha e de outros países, sobretudo nos anos ímpares. Será também o caso em 2025, quando os fabricantes apresentarem as suas mais recentes aplicações e componentes para uma produção inteligente e sustentável. Tudo isto, sob o rótulo Motion & Drives, estará concentrado nos Pavilhões 4, 5 e 6. A tecnologia de acionamento e a energia desempenham um papel fundamental em muitas indústrias, porque nada se pode mover sem estas tecnologias. Para a indústria fortemente orientada para a exportação, a HANNOVER MESSE é a plataforma adequada para impulsionar os negócios globais graças ao seu caráter internacional. As empresas já registadas incluem a Atos, Bosch Rexroth, Cantoni, Festo, Flender, IMM Hydraulik, SEW-EURODRIVE e Schaeffler.
“Com a HANNOVER MESSE oferecemos aos expositores a oportunidade de se integrarem num ecossistema único de inovação industrial. É aquele em que empresas das indústrias de engenharia, elétrica e digital, bem como do setor energético apresentam soluções eficientes e sustentáveis para a atual e futura criação de valor industrial. A combinação de representantes da investigação, das empresas, das startups e da política, reunidos num só local e em simultâneo, são únicas. Em 2025, a HANNOVER MESSE e a sua comunidade Motion & Drives serão o motor da inovação e o centro de gravidade quando se trata das melhores novas soluções para o mundo da engenharia. As empresas Motion & Drives fornecem energia, binário, posicionamento, dados e soluções para os nossos mundos real e virtual“, sublinha Hartmut Rauen, Vice-Diretor Administrativo da Associação de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA).
Segundo a VDMA, só as empresas alemãs de tecnologia de acionamento exportaram bens no valor de 17,9 mil milhões de euros em 2023. Os países clientes mais importantes foram a China, os EUA, a França, a Itália, a Polónia, a Áustria, a República Checa e o Reino Unido.
A energia fluida é também um segmento muito orientado para a exportação: em 2023, foram exportados bens no valor de 8,4 mil milhões de euros, o que corresponde a uma quota de exportação de 60%. Os países clientes mais importantes são os EUA, China, Itália, França, Áustria, Reino Unido e Holanda.
Além dos stands individuais a área Motion & Drives oferecerá um stand conjunto exclusivo para associados da VDMA bem como um fórum que acompanhará o Motion & Drives Conference Stage, que será organizado pela VDMA Drive Technology e Associações de Poder Fluido. Aí serão discutidos temas atuais da indústria, incluindo digitalização, interconetividade, Manufacturing-X, OPC UA, umati, bem como monitorização e eficiência energética, pegada de carbono, passaporte digital de produtos e gestão de reciclagem.
Além disso, uma exposição especial organizada pelo projeto de investigação Fluid 4.0, financiado pela UE, demonstrará soluções digitais e sustentáveis em tecnologia de fluidos e acionamentos. Um dos focos estará nos desafios da arquitetura do sistema, consumo de energia, cálculo do PCF e gestão da reciclagem.
Com o umati, a VDMA lançou uma iniciativa de interface para tornar os dados mais facilmente acessíveis. Com o umati, os dados – incluindo da tecnologia de drive – podem ser utilizados sem gastos adicionais.
Hannover Messe
Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã
Tel.: +351 226 061 560
www.hannovermesse.de · www.ccila-portugal.com
VOCÊ PODE GOSTAR
-
ISEP é palco de apresentação de obras de engenharia
-
Aquisição da Atronia é mais um investimento da igus na Indústria 4.0
-
WEG lança o motor industrial mais eficiente do mundo, impulsionando a transição energética
-
FUCHS e E-Lyte abrem 1ª fábrica alemã de produção de eletrólitos
-
WEG substitui equipamentos para impulsionar eficiência energética numa empresa de energia em França