Contrinex
I2F: o futuro passa pela mobilidade e inovação!

I2F: o futuro passa pela mobilidade e inovação!

O TECMAIA recebeu no passado dia 17 de outubro a 2.ª edição da I2F – Innovating Industry Forum 2024, um evento exclusivo e bianual organizado pela Controlar, que reuniu cerca de 150 profissionais e onde se falou sobre engenharia automóvel, a indústria, a mobilidade, a automação competitiva e as novas estratégias de teste. Os participantes e oradores eram os melhores especialistas na área e vieram de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Índia e México. No final o balanço foi muito positivo!

O dia começou com António Grilo, Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação, que falou nos investimentos feitos em Portugal em I&D que permitem avançar com inovação e tecnologia na engenharia, apesar da falta de recursos que já se sente neste setor. Destacou empresas de renome em Portugal, como a PSA em Mangualde e a AutoEuropa em Palmela que, também pela envergadura dos seus projetos conseguem captar forte investimento para os seus projetos e avançar na inovação do setor automóvel. António Grilo relembrou que o futuro é já amanhã e que só avançamos com a colaboração de todos. Os veículos elétricos fizeram-nos pensar ainda mais na sustentabilidade e na mobilidade, e por isso mesmo há grandes investimentos nesta área até porque a ANI acredita que são os 2 pilares fundamentais por onde a inovação do futuro irá passar. Terminou a sua apresentação a relembrar a consistente e forte concorrência no setor automóvel que vem da China e dos Estados Unidos da América, e por isso é importante haver muita I&D em Portugal para suportar a transição dos veículos a combustão para elétricos, algo que é incontornável no futuro!

Pedro Torres, CEO e um dos Fundadores da Controlar, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, relembrando que o desenvolvimento da tecnologia necessita da colaboração de todos. E é por isso que este tipo de eventos é muito importante para trocar ideias sobre novos produtos e ideias.

transformar fantásticas ideias em tecnologia!”

Da Beckhoff seguiu-se Jonas Heß, que apresentou o Sistema Inteligente de Transporte, XTS e xPlanar.

O sistema XTS da Beckhoff é uma solução modular e flexível de transporte que permite o movimento rápido e preciso de produtos, com controlo independente de cada unidade numa pista configurável. A Beckhoff apresentou também o xPlanar, um sistema de transporte inteligente com tecnologia de levitação magnética. Com o xPlanar os utilizadores beneficiam de uma liberdade total de movimento nos eixos X e Y que permite o transporte de mercadorias individuais para qualquer local e através de qualquer percurso. A indústria também beneficia do XPlanar porque com o transporte em levitação abre-se uma ampla gama de novas opções para a movimentação de produtos dentro de uma máquina ou entre máquinas, com os movers a deslocarem-se sem solavancos e sem contactos, a uma velocidade até 2 m/s sobre ladrilhos planos que podem ser dispostos em qualquer layout.

“A colaboração é a chave para o desenvolvimento. Estou num evento com empresas concorrentes da minha mas não olho para eles como inimigos mas sim como companheiros que querem ir para o mesmo local!”, afirmação de António Aires, Global Technology Director da Visteon, que começou por falar sobre a competitividade que existe no setor automóvel. Apresentou a Visteon como uma empresa global com um amplo portefólio de eletrónica de automóveis e que está na vanguarda dos carros conetados.

A inovação é uma marca em todos os produtos Visteon até porque acreditam que a competição entre marcas e produtos é saudável para um desenvolvimento contínuo de melhores produtos, onde não podem faltar melhorias. “Mas surge sempre a pergunta: será que somos sempre capazes de inovar?” Na Visteon acreditam que sim porque são uma empresa que cria um design específico para as fábricas, sempre focados na tecnologia e na criação do seu próprio portefólio. E é esta especificação e individualização que distingue a Visteon das outras empresas no momento da inovação. A equipa de António Aires sendo ligada à Inovação e Tecnologia ensinou-lhe que para uma empresa ser competitiva necessita de se focar nas pessoas, no seu conhecimento e na sua energia porque, como explicou: “os engenheiros adoram tecnologia. São brinquedos para nós e acreditamos que esta é a chave do sucesso: transformar fantásticas ideias em tecnologia!”

por Helena Paulino


Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº137. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados