Contrinex
IA e robótica colaborativa cria uma experiência audiovisual imersiva

IA e robótica colaborativa cria uma experiência audiovisual imersiva

A empresa de telecomunicações Deutsche Telekom apresentou no Mobile World Congress 2023 a instalação ‘Questions To The Future’, um aplicativo que combina ecrãs com imagens geradas por IA e braços robóticos da Universal Robots e imagens geradas por IA que se movem sincronizadamente em tempo real, gerando uma experiência audiovisual imersiva sem precedentes.

A Inteligência Artificial (IA) e a robótica colaborativa são duas tecnologias líderes e emergentes que transformam o futuro da sociedade. Mas o seu potencial de transformação pode ser ainda maior se colaborarem entre si. Nos últimos anos, o setor de robótica colaborativa já encarou a IA como uma tecnologia que pode ser integrada com soluções robóticas.

 Nos últimos anos, a Universal Robots desenvolveu aplicações robóticas práticas de inteligência artificial. Com a IA tem sido possível monitorizar os cobots da empresa, introduzir visão artificial e melhorar a sua adaptação para que possam ajustar a orientação da tarefa, controlar a força necessária ou detetar uma possível colisão.

Mas e se a IA e a robótica colaborativa se unissem à telefonia para criar soluções tecnológicas que vão além das linhas de produção? Descobriram a resposta para isso no Mobile World Congress 2023, o maior congresso de telefonia móvel do mundo, realizado em março de 2023 em Barcelona. A empresa de telecomunicações alemã Deutsche Telekom apresentou no congresso a instalação ‘Questions To The Future’, um aplicativo que combina ecrãs com imagens geradas por IA e braços robóticos da Universal Robots e imagens geradas por IA que se movem sincronizadamente em tempo real, gerando uma experiência audiovisual imersiva sem precedentes e criando novas narrativas totalmente interativas.

Questões do Futuro: uma instalação de topo criada para refletir sobre a capacidade transformadora da tecnologia

A instalação apresentada pela Deutsche Telekom possui um software específico criado pelo Espadaysantacruz Studio e projetado para criar narrativas audiovisuais através da telefonia móvel. A montagem pretende que as pessoas reflitam sobre o futuro e a incidência das novas tecnologias na sociedade.

O movimento dos ecrãs alimentados por cobots da Universal Robots, juntamente com um desenho sonoro e luminoso ad hoc tal como as imagens geradas por IA, criam uma narrativa com muitas camadas que interage com o espetador. A solução foi criada para tirar dúvidas do utilizador sobre como as novas tecnologias vão mudar a forma como vivemos e interagimos num futuro próximo.

As imagens geradas pela IA respondem a temas-chave sobre o futuro das sociedades, como comunicação, transporte, planeamento urbano e sustentabilidade. Cada tema tem a sua própria coreografia robótica e os ecrãs movem-se em sintonia com a imagem e o som. Além disso, o utilizador pode interagir com os ecrãs, girando, invertendo ou ampliando as cenas da imagem.

Versões interativas que representam uma revolução para o setor audiovisual

Questions To The Future mostra as capacidades transformadoras que surgiram após a união de diferentes tecnologias, e mostra-se como uma solução que estimula o pensamento crítico e a reflexão entre as pessoas. Assim, o utilizador pode usar um controlo físico ou um tablet para decidir qual a narrativa futurista que pretende explorar.

A instalação permite programar entre 5 e 7 cenas diferentes de 30 a 60 segundos, com coreografias totalmente customizadas do robot. Além disso, cada cena pode ter 3 variações de conteúdo, dependendo da interação com o utilizador. O conteúdo pode ser executado em loop ou interativamente.

A solução apresentada pela Deutsche Telekom apresenta uma capacidade inédita de criar novas narrativas e experiências que podem revolucionar a comunicação audiovisual, ao integrar imagem, som, movimento e interatividade numa única instalação.

Universal Robots Iberia
Tel.: +351 918 067 200
mipe@universal-robots.com · www.universal-robots.com/pt