Identification and Access Management (I.A.M.) tornou-se uma ferramenta essencial para garantir a segurança (safety) dos operadores e a proteção das máquinas (security) num ambiente industrial cada vez mais automatizado e com uma digitalização crescente. O conceito de security ganhou proeminência, pelo que foram desenvolvidas aplicações à medida, a Identification and Access Management, para responder aos desafios diários relacionados com a gestão do acesso, ou seja, apenas pessoas autorizadas com conhecimentos adequados podem aceder a máquinas e dados específicos.
Desta forma, a autenticação simples e o acesso complexo podem ser geridos através de Identification and Access Management, a seleção segura de modos de funcionamento ou a proteção eletrónica para tarefas de manutenção podem ser realizadas e as instalações podem até ser protegidas contra possíveis ciberataques. Vejamos os quatro valores-chave dos sistemas Identification and Access Management.
Proteção dos trabalhadores
Uma avaliação correta dos riscos numa instalação permite verificar os níveis de perigo associados às máquinas em cada caso concreto e, deste modo, estabelecer as medidas adequadas para proteger os acessos. Isto é conseguido através dos modos de funcionamento, que determinam as autorizações relevantes sobre as portas de segurança e a qualificação necessária do pessoal para aceder a cada espaço. A família de produtos PITmode da Pilz oferece os meios técnicos para que cada funcionário possa executar apenas as tarefas para as quais ele está qualificado.
Proteção da responsabilidade civil
A implementação de medidas de segurança adequadas e o controle regular de sua eficácia são de responsabilidade da empresa, o que garante um ambiente de trabalho seguro e evita disputas de responsabilidade em caso de acidente. A solução PITreader da Pilz é a solução ideal para isso, pois ela permite a atribuição de autorizações individuais e rastreáveis a determinadas máquinas ou processos a qualquer momento, se necessário por um período limitado.
Manter a produtividade
A segurança e a produtividade não têm de andar de mãos dadas. As paragens de máquinas causadas por sistemas de proteção são frequentemente o resultado de adulteração, operação incorreta ou falta de controlos de acesso. A instalação de uma aplicação que atribui autorizações adequadas com base em funções ou responsabilidades, e que regista as ações dos utilizadores, evita erros e otimiza a rastreabilidade das paragens. O PITreader é a solução ideal para garantir a segurança, a proteção e a produtividade.
Proteção dos dados geridos
Com a gestão de uma quantidade crescente de dados e a normalização do seu armazenamento na nuvem, a necessidade de proteção aumenta. O futuro Regulamento de Máquinas exige que as soluções digitais contemplem tanto a safety quanto a security e a forma de integração. A Pilz desenvolveu ferramentas, como o firewall industrial Security Bridge, a interface USB PIT oe USB e a porta RJ45 comutável PIT oe ETH, que protegem contra ataques cibernéticos, bem como contra negligência e manipulação interna maliciosa. Além disso, o PITreader pode ser utilizado para ativar temporariamente e localmente as ligações de dados através de uma ação consciente do operador.
Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
info@pilz.pt · www.pilz.pt