A indústria química é um setor industrial dinamizador da economia que engloba desde o setor da petroquímica até à indústria farmacêutica. Sendo um setor-chave na sociedade industrial desenvolveu‑se juntamente com as indústrias metalúrgicas, do frio, do têxtil e dos polímeros. Surge, enquanto indústria, com a revolução industrial no entanto o seu grande impulso deu-se durante a 1.ª Guerra Mundial devido à necessidade de, com base na amónia, produzir ácido nítrico utilizado no fabrico de explosivos.
Ao longo dos últimos duzentos anos, a indústria química ocupou e manteve uma posição central no mundo contemporâneo, sendo considerada um setor estratégico da indústria encontrando-se envolvida, diretamente, em todas as inovações tecnológicas da sociedade de consumo.
Sendo uma indústria de processo contínuo, tal como a refinação de petróleos, é extremamente automatizada reduzindo a frequência e a quantidade da ação humana requerida ao mesmo tempo que altera profundamente a qualidade dessa ação e, como tal, requer um investimento substancial na conceção do sistema e no seu controlo, através do uso de transdutores e controladores que visam a otimização do processo, a eficiência e a segurança.
É um pólo de desenvolvimento tecnológico que congrega a tecnologia mais recente, quer ao nível da produção quer ao nível dos sistemas de controlo e da monitorização.
Estes processos, muitos deles com um elevado grau de perigosidade, são continuamente monitorizados através de eficientes sistemas de segurança e de proteção de ativos, do ambiente e da população em geral.
A indústria química é, atualmente, um dos setores com mais peso nas exportações contribuindo, com uma fatia muito substancial, para a balança comercial portuguesa. A fileira dos plásticos é a que mais tem contribuído para o desempenho exportador, seguida pela da borracha, beneficiando da vocação exportadora das empresas produtoras de pneus.
Adriano A. Santos
O dossier “Indústria química“ é composto pelos seguintes artigos:
- Química, a indústria com boa exportação
- Luís Ara újo, APEQ
- Reduzir o risco de transbordo
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº100. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Manutenção na Indústria Petroquímica” da edição 133/134 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Gestão, Organização e Manutenção na Indústria Farmacêutica e Hospitalar” da edição 128 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Novos paradigmas da manutenção hospitalar” da edição 140 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Automated Machine Learning para aplicações industriais
-
Cultura e a consciencialização na segurança com a Pilz
-
Componentes de precisão e proteção REIMAN otimizam equipamentos de maquinação
-
Novos rolamentos de rolos cilíndricos para redutores industriais e máquinas de construção de carga pesada
-
Bonfiglioli: aplicação enrolador/desenrolador