Contrinex
EMO primeiro - TNC7 da HEIDENHAIN

EMO primeiro – TNC7 da HEIDENHAIN: o novo nível do controle numérico

O TNC7 apoia o utilizador desde a ideia inicial até à peça acabada, na produção de uma peça ou em série, em contornos complexos ou em ranhuras simples.

Com o novo TNC7, a HEIDENHAIN abre o próximo capítulo na produção orientada para a oficina na EMO 2021. Porque o nível do controle numérico TNC7 estabelece novos padrões. O TNC7 apoia o utilizador desde a ideia inicial até à peça acabada, na produção de uma peça ou em série, em contornos complexos ou em ranhuras simples. A plataforma inovadora de controle numérico permite que os fabricantes de máquinas adaptem a interface do utilizador às suas máquinas específicas. E, claro, o TNC7 inclui recursos de desenvolvimento dinâmico para obter ainda mais funcionalidades.

HEIDENHAIN na EMO Milano: 4.10.2021 – 9.10.2021, Pavilhão 7, Stand F05

A EMO virtual de HEIDENHAIN: Sessões em direto de 11.10.2021 – 29.10.2021

HEIDENHAIN TNC7: o futuro do controle CNC

O TNC7 da HEIDENHAIN oferece uma experiência de uso excecional e abre possibilidades completamente novas para o utilizador da máquina na oficina. Isso inclui um manuseamento particularmente simples e intuitivo, bem como um suporte perfeito graças à simulação virtual da peça e do espaço de trabalho. Mas é claro, o próximo nível do controle numérico também oferece tecnologias de maquinagem que definem tendências e estratégias de corte, bem como recursos poderosos para a segurança e otimização de processo. O TNC7 convence com soluções bem pensadas e orientadas às tarefas do trabalho diário. Para isso combina as funções conhecidas da linguagem de conversação Klartext com recursos desenvolvidos do zero, como a programação gráfica. Todo o desenvolvimento do TNC7 baseou-se na premissa de tornar o trabalho diário na máquina, significativamente, mais fácil.

O TNC7 foi desenvolvido do zero
O TNC7 foi desenvolvido do zero. Com hardware potente e tela antirreflexo de 24” Full HD.

Desenho perfeito

O TNC7 define o design das futuras gerações de comandos numéricos HEIDENHAIN. Não só a aparência e o toque são surpreendentemente novos, como também tem componentes de hardware de alta qualidade, e acima de tudo o TNC7 oferece uma interface de utilizador avançada que pode ser adaptada individualmente às necessidades de cada utilizador. O manuseamento do TNC7 também foi desenvolvido do zero. Criação de programas, alinhamento ou medição da peça acabada: o TNC7 auxilia o utilizador da forma mais adequada em qualquer situação. E com um pacote de recursos extremamente abrangente, oferece uma flexibilidade máxima no trabalho.

Interface de utilizador personalizada

A interface do utilizador do TNC7 foi projetada para o ajudar a obter os melhores resultados de forma rápida e fácil no trabalho diário. Uma vez que diferentes tarefas requerem diferentes ambientes de trabalho, os utilizadores podem personalizar o conteúdo do ecrã de acordo com seus desejos e preferências individuais, por exemplo, através de favoritos individuais e do seu próprio menu inicial para acesso rápido. Desta forma, todas as informações e funções estão sempre exatamente onde são necessárias.

A interface do utilizador baseada no formulário e guiada pelo diálogo oferece um perfeito conforto de manuseamento com a melhor orientação. O trabalho de toque no ecrã é muito preciso e fluido. Graças à alta dinâmica operacional, o controle numérico reage às entradas sem qualquer atraso. Um teclado recém-desenvolvido, com mecânica aprimorada e um ponto de pressão otimizado, também torna as entradas clássicas ainda mais confortáveis ​​e seguras.

Programação inteligente

O TNC7 complementa a conhecida programação em linguagem de conversação Klartext com funções inteligentes e programação gráfica desenvolvida recentemente. O utilizador desenha os contornos diretamente no ecrã tátil. O TNC7 traduz e guarda o desenho na linguagem de programação conversacional Klartext do TNC. Também é possível continuar a usar os ciclos existentes e a programação de contornos e, claro, também os programas NC existentes.

Assim, o TNC7 acompanha todo o processo de fabrico, desde a ideia até à peça acabada, com soluções bem pensadas. Por exemplo, com um pacote de ciclos extremamente versátil, funções de sondagem inteligentes e medição guiada graficamente de dispositivos de sujeição. O novo editor de alto desempenho permite uma maquinagem rápida e segura, também de programas NC complexos. A visualização perfeita da peça e do espaço de trabalho facilita muito o trabalho diário. E as simulações do programa são possíveis a qualquer momento, sem alterar o modo de operação.

Controle dinâmico de colisões DCM: a nova geração

Proteção abrangente da máquina através da monitorização dos elementos da máquina, ferramentas e dispositivos de sujeição. Para isso, o TNC7 oferece a nova geração do Controle Dinâmico de Colisão (DCM). Com o próximo nível de controle numérico, o DCM não protege apenas contra colisões entre peças de máquinas e ferramentas. Os dispositivos de sujeição também podem ser importados em formatos 3D, supervisionados e, com um novo recurso, facilmente medidos com suporte gráfico. O TNC7 oferece essa proteção contra colisão, tanto no modo manual quanto no modo automático. Da mesma forma, com a simulação do programa podem ser detetadas possíveis colisões antes da maquinagem. Para tal, o TNC7 reproduz a situação da área de trabalho com a peça, ferramenta e acessórios numa vista 3D de alta resolução, com todo o detalhe.

Vídeo de apresentação do TNC7 da HEIDENHAIN para a EMO Milano 2021

A supervisão de componentes do TNC protege a máquina-ferramenta

A monitorização de componentes TNC é uma caixa de ferramentas com a qual os construtores de máquinas podem implementar uma ampla gama de funções de monitorização. Assim, a monitorização de componentes oferece durante a operação, por exemplo, proteção para o rolamento do fuso contra sobrecargas, ou deteta o desgaste crescente dos componentes da corrente cinemática. E também fornece dados valiosos sobre a carga real na máquina para o planeamento de medidas de manutenção, dentro da estrutura da manutenção preditiva e para avaliar a capacidade do processo. Com a monitorização de componentes do TNC, a máquina pode, por exemplo, detetar e exibir sozinha o desgaste do fuso de esferas, ou mesmo alertar sobre uma sobrecarga do fuso.

Monitorização do processo TNC – fabrico seguro e confiável

A nova monitorização de processo TNC, integrado ao controle numérico, deteta de forma confiável falhas de processo através de desvios de uma maquinagem de referência. O utilizador controla a monitorização simplesmente através de uma sintaxe de linguagem conversacional Klartext e através de uma interface de utilizador intuitiva. A monitorização do processo não requer sensores adicionais e garante a qualidade do processo. Com o uso de sensores de alta resolução, como o ERM 6000 Dplus, a monitorização do processo pode ser ainda melhor adaptada para aplicações particularmente exigentes. Isso permite um controle confortável do resultado do processo, e ao mesmo tempo salvaguarda a produtividade através de inúmeras possibilidades de reação, como a troca por uma ferramenta dupla.

TNC7- A monitorização totalmente integrada de componentes
A monitorização totalmente integrada de componentes e processos do TNC não requer sensores adicionais, deteta com segurança desvios da maquinagem de referência e garante a qualidade do processo.

FARRESA ELECTRÓNICA, Lda.
Tel.: +351 229 478 140 · Fax: +351 229 478 149
fep@farresa.pt · www.farresa.pt

Translate »