myPNOZ da Pilz

myPNOZ da Pilz: a nova geração de dispositivos de segurança totalmente personalizáveis

O novo myPNOZ aporta, através de diferentes tipos de equipamentos e módulos, diversas possibilidades para estruturar e configurar os equipamentos.

A Indústria 4.0 compreende muito mais que apenas a otimização de processos existentes. A empresa de automação Pilz implementou para o seu relé de segurança modular mais recente, myPNOZ, um foco digital completo, desde o pedido até à instalação do equipamento. Um êxito a pensar na digitalização da indústria: com este novo produto, a Pilz está em condições de proporcionar soluções seguras, que se fabricam individualmente segundo os requisitos específicos do cliente, num lote unitário.

A Pilz tem uma basta tradição em reles de segurança, já que a empresa lançou no mercado em 1987 o primeiro dispositivo comutador de segurança a nível mundial. O novo myPNOZ aporta, através de diferentes tipos de equipamentos e módulos, diversas possibilidades para estruturar e configurar os equipamentos. Mediante a ferramenta online myPNOZ Creator, é possível configurar os equipamentos segundo as especificações do utilizador. No software, são apresentados diferentes dados do sistema a configurar, como a logica interna do produto, hardware e conexões a realizar. Para além disso, está disponível um simulador para garantir o funcionamento correto do produto na aplicação.

Engenharia segura

Segundo os seus requisitos, o utilizador pode vincular funções de segurança, como uma botoneira de emergência ou um sistema de proteção de portas, mediante uniões lógicas AND/OR. O software myPNOZ Creator demonstra em forma de símbolos os erros lógicos da sequência de funções, e os utilizadores podem acrescentar funções auxiliares e definir detalhes como, por exemplo, um atraso à conexão ou desconexão.

myPNOZ

Criação de segurança simples, simulação segura e instalação rápida

No myPNOZ Creator é possível definir o número, o tipo e as uniões lógicas das funções de segurança, em função da necessidade do utilizador para a sua aplicação. Com estes dados, o software calcula automaticamente que módulos são necessários e em que ordem se devem conectar. A ordem de conexão é consequência da lógica de vinculação entre as funções de segurança. Atendendo a esta lógica de combinações interna não é necessário conhecimentos de programação para configurar o sistema de maneira funcional.

O produto gerado a partir do conjunto de módulos individuais pode-se pedir diretamente através do software: apenas um click do rato e o utilizador pode tramitar o pedido do seu myPNOZ com a composição recentemente definida. O dispositivo é fornecido previamente montado e pronto para instalar. Cada um dos equipamentos recebe um código único que permite voltar a pedir a mesma configuração do sistema, caso seja necessário.

Equipamento modular e flexível

O dispositivo de segurança myPNOZ supervisiona as funções de botoneiras de emergência, sistemas de proteção de portas, barreiras fotoelétricas, bimanuais, entre outros. É composto por um módulo principal (CPU) e um máximo de até 8 módulos de ampliação. No total, o myPNOZ dispõe de 12 módulos de ampliação disponíveis e diferentes: 4 módulos de saídas, 4 de entradas e 4 módulos mistos de entradas e saídas. Cada módulo de entrada pose supervisionar duas funções de segurança, reduzindo os custos de hardware e volume de conexões.

Para além disso, o novo relé personalizado permite criar várias zonas de segurança que supervisionem de maneira independente partes das instalações que atuam em separado. Isto contribui para um aumento da disponibilidade da instalação porque permite desconectar as partes da máquina em separado. A CPU, de 17.5 mm de largura, já inclui uma função de segurança principal. Atua sobre as saídas, independentemente das outras zonas que possam existir. Os módulos de saída podem comutar com atraso ou diretamente, estando disponíveis saídas a relé e por semicondutor.

Instalação rápida e simples

Os módulos conectam-se diretamente mediante conectores de BUS. O sistema completo é alimentado através da CPU. Desta forma, apenas deve-se alimentar a tensão de alimentação desse modulo, reduzindo as conexões de alimentação. A entrada em serviço das instalações são realizadas em menos tempo que o habitual, o que ajuda a otimizar os custos de manutenção; substituição de módulos individuais pode-se realizar sem a necessidade de desmontar todo o sistema.

O inovador myPNOZ conta com um diagnóstico avançado mediante diversas luzes LED para cada módulo e cada entrada de segurança, o que permite ajudar na localização das falhas e reduz o tempo de manutenção das máquinas. A diversidade de módulos e a sua facilidade de maneja-las permite simplificar ao utilizador as tarefas de criação da melhor solução para as usas necessidades.

Diversidade de utilização

O myPNOZ representa uma solução eficaz e segura para o fabrico de máquinas e instalações. O dispositivo pode-se utilizar em diversos setores da indústria. É vantajoso para os utilizadores que instalam aplicações de complexidade de segurança baixa, nas que apenas se deve supervisionar no máximo 16 funções de segurança, sem a necessidade de utilizar um software de programação.

Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
info@pilz.pt · www.pilz.pt