Este dedicado laboratório de investigação e desenvolvimento tem-se destacado em projetos de robótica, alcançando reconhecimento internacional, e as suas conquistas refletem o compromisso em promover investigação no campo da robótica e estabelecer-se como pioneiros na área. As suas contribuições não apenas destacam a habilidade técnica da equipa, mas também demonstram o potencial da robótica para revolucionar diversos setores, desde a saúde até às tarefas domésticas do dia a dia.
Um dos projetos mais emblemáticos é o CHARMIE (Collaborative Home/Healthcare Assistant Robot by Minho Industrial Electronics), um robot de serviços domésticos e/ou assistência em saúde. O CHARMIE tem o objetivo de funcionar em ambientes não padronizados, auxiliando em lares familiares, lares de idosos e instituições de saúde. Com o principal foco em soluções com aprendizagem máquina, o CHARMIE aprende e aprimora tarefas através da observação e interações com o ambiente que o rodeia. A sua participação na prestigiosa liga RoboCup@Home serve para validar a eficiência e eficácia em tarefas do dia a dia.
Este robot funciona num ambiente doméstico com vários compartimentos, reconhece a habitação, reconhece comandos vocais e responde através de colunas de som, e realiza tarefas como apresentar-se, receber uma pessoa em casa acompanhá-la e sentá-la num sofá, manter uma conversa, procurar o saco do lixo e levá-lo ao exterior, transportar as malas de uma pessoa, arrumar produtos de supermercado num armário, servir num restaurante, garantir que algumas das regras são cumpridas dentro de uma habitação, fazer um pequeno-almoço, arrumar a mesa do almoço, entre outros.
por A. Fernando Ribeiro
Laboratório de Automação e Robótica, Universidade do Minho
Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados
- Artigo “Magnetically impelled kicker for robotic football in MSL RoboCup” da edição 102 da revista “robótica”;