O novo e impressionante VCN-700 foi projetado para melhorar significativamente as taxas de produtividade para fábricas que realizam desde corte pesado até a maquinação de alta velocidade. Além disso, com os utilizadores de CAM a desenvolver estratégias de maquinação, como fresagem dinâmica, onde uma carga consistente é mantida na árvore e na ferramenta de corte para maximizar as taxas de remoção de material – a Mazak considerou os ciclos CAM cada vez mais populares no desenvolvimento do novo VCN-700.
Desde a base otimizada do método de elementos finitos e estrutura em C até as guias de rolos lineares de precisão e o CNC de 4 eixos simultâneos Mazatrol SmoothG, os especialistas da Mazak integraram as mais recentes inovações de maquinação no design do VCN-700.
Uma máquina potente com um tamanho compacto de 3,1 por 4,4 por 3,7 m (AxLxP), o VCN-700 oferece uma área de trabalho extremamente espaçosa com uma mesa de 1500 por 700 mm que pode acomodar componentes de até 1800 kg.
A combinação desta grande área de trabalho com uma grande porta de um lado para acesso conveniente do operador e da grua garante que o centro de maquinação vertical VCN-700 possa atender a maioria dos componentes de médio a grande porte produzidos na indústria. Apesar desta grande área de trabalho e base robusta, a VCN-700 é extremamente ágil e igualmente adequado para pequenos componentes com uma poderosa árvore de alta velocidade de 15 000 rpm 22 kW 120 Nm que pode percorrer o seu curso de deslocamento dos eixos X, Y e Z de 1300 por 700 por 650 mm a uma velocidade impressionante de 42 m/min.
Como seria de esperar da Mazak, a qualidade é incorporada em todas as facetas do VCN-700, e isso é demonstrado pelos servomotores de acionamento direto e guias de rolos lineares altamente rígidos em todos os eixos. Eles se combinam para fornecer precisão, repetibilidade e cinemática, líderes de classe para maquinação pesada e de alta velocidade.
A estrutura de alta precisão é aprimorada pelo exclusivo sistema de compensação de proteção térmica da Mazak para garantir uma precisão de maquinação estável. Com relação à velocidade, o VCN-700 possui uma troca automática de ferramentas (ATC) de braço duplo acionada por came que permite que o carrossel de 30 ferramentas acionado por servo mantenha os tempos sem corte no mínimo com sua troca de ferramenta a ferramenta de 1,3 segundo.
As caraterísticas do novo VCN-700 são sintetizadas pelo sistema de comando CNC Mazatrol SmoothG poderoso, elegante e fácil de usar. Incorporando o mais recente hardware e software, o Mazatrol SmoothG é reconhecido como o CNC mais rápido do mundo com sua velocidade de processamento de bloco de 540 m/min e um disco rígido de 60 Gb – tornando-o ideal para programas de microsegmento de alta capacidade para maquinação de superfícies de forma livre. O desempenho de ajuste fino para maquinação de superfícies complexas é facilitado graças ao Smooth Machining Configuration (SMC).
Comandos deslizantes em ecrã sensível ao toque simples de usar, semelhantes a um equalizador em equipamentos de áudio, são usados para controlar a velocidade, precisão e suavidade da superfície desejadas para aplicações individuais, como desbaste, semi-acabamento e acabamento. Graças ao sistema operacional Windows 10 integrado, o SmoothG pode ser facilmente ligado a redes, enquanto o MTConnect fornece uma linguagem standard e de código aberto para comunicação de máquinas-ferramenta. Assim como a construção da máquina, o SmoothG foi desenvolvido para integração com sistemas de automação complementares e tecnologia da Indústria 4.0.
Embora o VCN-700 forneça uma infinidade de recursos standard impressionantes, os extras opcionais tornam este VMC uma escolha prudente para qualquer oficina metalomecânica, independentemente do setor industrial.
Para fabricantes que consideram produção em séries longas ou individuais, o VCN-700 pode ser fornecido como um sistema pronto para uso com uma ampla variedade de pacotes de automação que podem ser integrados do lado esquerdo, frontal ou direito da máquina. Dentro da área de trabalho, a Mazak fornece soluções como medição automática da ferramenta e peças de trabalho, bem como detecção de quebra de ferramentas. O ID da ferramenta também está disponível para inserir e atualizar automaticamente os dados da ferramenta para máquinas em rede.
Para fabricantes que exigem rotações de árvore mais altas, uma árvore de 18 000 rpm e 30 kW está disponível com uma variedade de opções de ferramentas que incluem HSK-63A e BIG PLUS BBT com a garantia adicional de contacto de face e cone para a máxima rigidez, precisão de excentricidade e atuação. Para a indústria de moldes e matrizes, setores de peças pequenas e clientes que precisam do máximo em acabamentos de superfície de alta qualidade, o novo Mazak Ultraspindle de 60 000 ou
80 000 rpm pode ser totalmente integrado e controlado por CNC.
Além das opções de automação e configuração da árvore, o VCN-700 pode ser escolhido com um ATC de 48 ou 60 posições, e para fabricantes que precisam de precisão, refrigeração do núcleo do fuso de esferas e escala linear nos eixos X, Y e Z podem ser selecionados. Para conveniência do operador, o VCN-700 pode ser fornecido com luzes de trabalho adicionais e um extractor de fumos. Para adicionar flexibilidade e reduzir configurações para utilizadores finais, uma unidade de 4º eixo Kitagawa GT320 também pode ser integrada ao VCN-700.
Tal como acontece com muitos modelos da extensa linha Mazak, o VCN-700 pode ser selecionado com uma escolha de seis sistemas de gestão de limalhas e refrigeração que incluem refrigeração por inundação, lavagem da base, refrigeração da árvore e uma seleção de sistemas de evacuação de limalhas. Para testemunhar os benefícios do novo VCN-700 líder de classe, entre em contacto com a Mazak para obter mais detalhes.
Yamazaki Mazak U.K. Limited
Armando Gonçalves
Tel.: +351 964 777 473
agoncalves@mazak.pt · www.mazakeu.com