Contrinex
Menos 44 toneladas de resíduos contaminados por ano

Menos 44 toneladas de resíduos contaminados por ano

A produção da Renault Cacia é mais sustentável e eficiente com a Mewa.

As empresas multinacionais estão a aumentar a pressão sobre as suas filiais para produzirem de forma mais amiga do ambiente. Devem prevenir o desperdício e utilizar materiais reutilizáveis. A Renault Cacia conseguiu cumprir ambos os requisitos graças à introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa em 2018. Desde então, cerca de 800 dos aproximadamente 1250 funcionários e funcionárias usam permanentemente o pano da Mewa na produção de caixas de velocidades e de vários componentes para manter limpas máquinas, ferramentas e instalações.

Como é que se realizou a mudança bem-sucedida de trapos descartáveis para o sistema de reutilização da Mewa? E valeu mesmo a pena?

“Isabel, queres fazer um teste com a Mewa?” Foi assim que a colega de compras abriu as portas à solução certa no momento certo à responsável pelo ambiente da Renault Cacia. Isabel Caniço tinha acabado de receber uma instrução da casa-mãe com as novas metas de sustentabilidade ambiental. A criação de soluções concretas para lá chegar era tarefa da filial portuguesa. Assim, a engenheira do ambiente conseguiu logo marcar pontos com a mudança de uma solução descartável para um sustentável sistema de reutilização e introduzir uma melhoria abrangente. “Eu pensei logo: ‘Isto é maravilhoso!’, porque veio indicação de França que nós tínhamos que arranjar forma de reduzir a nossa produção de resíduos contaminados”, recorda Isabel Caniço o início da colaboração com a Mewa.

A mudança aconteceu em finais de 2017. A Renault Cacia reservou 3 meses para se dedicar e testar a qualidade dos panos de limpeza e do sistema. A Mewa entrega os panos diretamente na fábrica da Renault, que abrange 70 000 metros quadrados de área coberta, recolhe-os para lavagem e entrega-os de novo. Cada pano da Mewa pode passar por este ciclo sustentável até 50 vezes. Foi no início de 2018 que a Renault Cacia assinou o contrato de aluguer com a Mewa. Desde então, a empresa tem prevenido toneladas de lixo contaminado. “Nós tínhamos em média quatro toneladas de resíduos contaminados por mês. Além desses trapos que nós usávamos, havia muitos trapos que iam diretamente para o lixo porque não serviam para limpar”, informa a responsável do ambiente. Em 5 anos, a fábrica, que funciona em 4 turnos, conseguiu evitar 220 toneladas de lixo contaminado ao escolher a Mewa. O volume equivale a 9 camiões de transporte internacional (TIR) totalmente carregados.

Mewa
Tel.: +351 220 404 598
www.mewa.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados