As empresas líder já efetuaram a mudança para a metrologia ótica para garantir a qualidade nos processos de fabrico tradicional, tais como a modelação por injeção de plástico, formação de chapa metálica e fundição. Conforme as tecnologias de fabrico aditivo vão amadurecendo, cada vez mais empresas introduzem a metrologia ótica nos seus processos.
O fabrico aditivo já não é utilizado apenas para a produção de protótipos, mas também, cada vez mais, em aplicações de peças funcionais. O maior desafio das peças impressas em 3D é provar ao consumidor final que as peças são confiáveis e que as funcionalidades cumprem os requisitos exatos em termos de qualidade dimensional, resistência à tração, dureza, resistência ao desgaste e resistência ao calor.
A utilização de técnicas óticas para testes funcionais, controlo de processo e controlo de qualidade oferece muitos benefícios, especialmente para peças impressas em 3D que costumam ser complexas, altamente personalizadas e têm formas livres.
S3D – Software, Formação e Serviços, Lda.
Tel.: +351 244 573 100 · Fax: +351 244 573 101
info@s3d.pt · www.s3d.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº123. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Breve introdução à metrologia (2.ª Parte)” da edição 98 da revista “robótica”;
- Artigo “Breve introdução à metrologia (1.ª Parte)” da edição 97 da revista “robótica”;