Contrinex
norelem apoia projeto de corte de papel de futuro Mestre Artesão

norelem apoia projeto de corte de papel de futuro Mestre Artesão

A norelem apoiou um futuro Mestre Artesão no seu projeto final, fornecendo uma seleção de componentes normalizados para a construção de uma máquina corta-papel.

A norelem está empenhada na promoção e desenvolvimento de jovens talentos e apoia regularmente um grande número de projetos de engenharia mecânica através da prestação de aconselhamento profissional e dos próprios componentes. Mas este apoio não se destina apenas a estudantes universitários – recentemente, a norelem apoiou um futuro Mestre Artesão no seu projeto final.

Na Alemanha, o título “Meisterbrief“, ou Mestre Artesão, é um título com aprovação estatal, sendo a designação profissional mais elevada no setor. Além de formação em gestão e direito, a qualificação também inclui formação teórica e prática no ofício, implicando ainda a capacidade de orientar aprendizes. Com estas credenciais, o Meister está preparado para gerir a sua própria empresa ou, em alternativa, progredir no seu atual cargo. Para o exame que lhe daria o título de Mestre Artesão, o candidato tinha que apresentar uma demonstração prática que, neste caso, se tratou de uma ferramenta que corta uma folha de papel DIN A5 em tiras de 6 cm e perfura-as de acordo com determinadas especificações de tolerância. A norelem forneceu uma seleção de componentes normalizados para a construção deste dispositivo.

A máquina corta-papel funciona da seguinte forma: uma folha de papel A5 é colocada dentro do dispositivo por cima e posicionada no batente móvel. O papel pode então ser perfurado e picotado através da pega em arco. O batente da folha de papel também pode ser movido para posições diferentes movendo a pega em arco. Depois da perfuração, a lâmina circular fixada no respetivo suporte é movida e corta a tira de papel especificada. A combinação de rolamentos de esferas e de um eixo de guia de precisão garante o funcionamento suave do suporte da lâmina. E a guia fixa da máquina corta-papel garante que é realizado um corte perfeito. O batente pode ser movido e a tira de papel cai através de uma reentrância para a placa base, de onde pode ser recolhida para um recipiente. O design da máquina corta-papel garante consistência material, permitindo a realização de cortes idênticos múltiplas vezes. O fornecimento de componentes normalizados da norelem ajudou a apoiar o engenheiro na conquista do título de Mestre Artesão. A norelem apoia engenheiros e fabricantes em todas as fases do seu desenvolvimento através do fornecimento de amplos recursos CAD para componentes, de programas de formação sobre produtos e sessões de formação técnica sobre várias temáticas de design.

norelem Ibérica, S.L.
www.norelem.pt