Nos setores industriais, a precisão, flexibilidade e durabilidade são essenciais para otimizar as operações mantendo a segurança e o valor. Um componente que se mantém constante, são as juntas de fricção, que são de extrema importância para a conexão de componentes em situações em que os métodos tradicionais poderão não ser práticos. Para isso, a norelem lançou uma nova série de juntas de fricção (10271) desenvolvidas para satisfazer os requisitos únicos de várias indústrias, e que disponibilizam benefícios essenciais para responder às necessidades de uma ampla variedade de clientes.
Marcus Schneck, CEO da norelem, declarou: “Um dos principais benefícios das nossas juntas de fricção para os clientes é a sua capacidade de garantir uma resistência precisa e regulável ao movimento. Esta capacidade é crucial para manter o posicionamento e o controlo estáveis em sistemas mecânicos. É especialmente útil nas linhas de montagem de automóveis que necessitam de ajustes frequentes e de uma elevada precisão.”
Da mesma forma, a estabilidade destas juntas assegura que as ferramentas e as peças de trabalho se mantenham no seu lugar de forma segura, aumentando significativamente a produtividade e minimizando os tempos de inatividade através da redução da necessidade de reposicionamento constante. Schneck continuou: “As nossas juntas de fricção também oferecem versatilidade, graças às suas definições reguláveis, e dispõem de um parafuso de fixação que possibilita o ajuste quase contínuo da fricção de leve para pesado.”
“Estas juntas são particularmente importantes para a indústria aeroespacial, onde são necessários diferentes níveis de binário para as várias fases de montagem e teste. Esta caraterística permite ajustes precisos, garantindo precisão e eficiência e cumprindo rigorosas normas de qualidade.”
Além da sua versatilidade, a flexibilidade nas opções de montagem aumenta ainda mais a atratividade das juntas de fricção. Estas são desenvolvidas para se adaptarem a perfis de alumínio padrão, permitindo a sua instalação em vários posicionamentos e fazendo deles uma escolha ideal para diversas aplicações.
Por exemplo, no fabrico de produtos eletrónicos, as juntas suportam a criação de postos de trabalho ajustáveis que satisfazem diferentes requisitos ergonómicos e de montagem. Isto otimiza a configuração do posto de trabalho e aumenta o conforto do operador, resultando numa maior produtividade e em menos riscos de lesões.
Em ambientes onde os trabalhadores manuseiam ferramentas pesadas e complexas, como a produção de bens de consumo, a capacidade da junta de fricção de posicionar eixos na vertical e na horizontal permite ajustes ergonómicos que se adaptam a vários tamanhos de corpos e posturas de trabalho, reduzindo o esforço físico e aumentando a eficiência no geral.
No caso de aplicações pesadas, como a maquinaria industrial, as juntas de fricção da norelem conseguem gerir um binário fixo de até 15 Newton-metros. Esta tecnologia de fixação forte mantém a fricção consistente durante um longo período de tempo, reduzindo os requisitos de manutenção e melhorando a fiabilidade operacional.
Por fim, Schneck disse: “Ao oferecer soluções personalizáveis e ajustáveis, as juntas de fricção da norelem permitem aos clientes de várias indústrias melhorar a produtividade, o conforto e o desempenho a longo prazo, recorrendo à sua versatilidade numa ampla variedade de aplicações.”
“Quer trabalhe na área automóvel, aeroespacial, eletrónica ou outra, as juntas de fricção garantem a precisão, flexibilidade, versatilidade e durabilidade necessárias para enfrentar os desafios da indústria moderna.”
norelem Ibérica, S.L.
www.norelem.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Sinais de cores: os estados da máquina podem ser identificados no puxador
-
Pilz apresenta PSSrail, sistema modular de controlo ferroviário
-
Monitorização fiável de valores medidos – a qualquer hora e em qualquer local [tecnologia Memosens]
-
Armário exterior Rittal CS Toptec
-
Robots industriais RV-35FR/RV-50FR/RV-80FR – Mitsubishi Electric