Contrinex
Chegou a 16.ª edição da RoboParty®2024

Chegou a 16.ª edição da RoboParty®2024

De 21 a 23 de Março de 2024 decorre no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho (Guimarães) a 16.ª edição da RoboParty®. A RoboParty é aberta ao público, com entrada gratuita. Não perca!

A 16.ª edição da RoboParty® realiza-se nos dias 21 a 23 de Março de 2024, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, depois do enorme sucesso das edições anteriores, onde quase de 500 jovens aprendem a construir e programar robots móveis e autónomos.

Organizada pela Universidade do Minho (Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia) e pela botnroll.com, que é uma spin-off da Universidade do Minho, este evento pedagógico ensina a construir robots móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e muito fair play.

Trata-se de um evento de 3 dias e 2 noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco-cama e um computador, e passam o tempo a construir e programar um robot com as suas próprias mãos – no final o robot fica para a equipa. Este ano estão inscritas 111 equipas provenientes dos mais variados pontos de norte a sul do país e ilhas, do Brasil, e de Espanha, o que traduz o sucesso do evento. A faixa etária predominante é entre os 15 e os 17 anos, tendo o participante mais novo 10 anos e o mais experiente 66 anos de vida.

O robot a construir é o Bot’n Roll ONE A, compatível com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a cada equipa um kit robótico em peças do robot ‘Bot’n Roll ONE A’, e durante o evento é lecionada formação em eletrónica e programação que possibilita a construção do robot por cada equipa [montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados e apoiados por cerca de 65 alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final participam em alguns desafios de robótica (ver secção Provas) extremamente divertidos que permitem testar o desempenho do robot, destacando-se a prova de dança que ocorre no Sábado pelas 14h00 e o RoboParty Fun Challenge que ocorre no Sábado de manhã, onde a performance do robot também depende da destreza do seu construtor.

Os professores que acompanham as equipas têm o seu trabalho e dedicação reconhecidos através da acreditação da sua formação de 30 horas, com 1.2 unidades de crédito. Os temas abordados nesta formação são programação em Arduino, montagem de robots móveis e autónomos, programação em MatLab e Simulink dado pela Ascension Vizinho-Coutry, responsável Europeia da Empresa Mathworks, vinda propositadamente de França, e a apresentação do novo botnroll RaspberryPi 5 que permite a utilização de visão por computador e programação em Python.

Importa destacar o envolvimento de cerca de 120 pessoas entre elementos da organização e voluntários, sendo a maior parte deles estudantes do Curso de Mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, que trabalham na formação dos participantes, nas atividades lúdicas e desportivas, bem como na complexa logística necessária a este tipo de evento. Também os Serviços de Acão Social da Universidade do Minho participam ativamente na organização do espaço e das atividades desportivas.

A RoboParty é aberta ao público, com entrada gratuita, entre as 9 e as 22 horas na quinta-feira e sexta-feira e entre as 9 e as 16 horas de Sábado.

O evento tem início com uma sessão de boas-vindas que decorre na Quinta-Feira pelas 10 horas no Pavilhão desportivo da Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães (GPS: 41.453300, -8.286131). Tem sido presença habitual nesta cerimónia o Magnífico reitor da Universidade do Minho e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, entre outros ilustres convidados.

Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento durante 3 dias seguidos, decorrem várias atividades lúdicas e desportivas nas quais todos podem participar. Este ano destaca-se o basquetebol 31, ténis de mesa, xadrez, tiro com arco, treino funcional, peddy paper, atuação da Tun’ Obebes (Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho) e atuação da Tuna Afonsina (Tuna de Engenharia da Universidade do Minho).

Há ainda música adequada com DJ durante o evento, internet sem fios, demonstração de gadgets, demonstração de vários robots móveis e autónomos, de onde se destaca o robot CHARMIE que faz tarefas domésticas e já está apurado para o RoboCup 2024 a decorrer em Eindhoven em Julho de 2024, e também os robots futebolistas da liga MSL onde vão fazer remates e defesas com os participantes.

As principais novidades deste ano são demonstrações de outros robots móveis (descrito no parágrafo anterior), programação em Arduino, programação em MatLab e Simulink e ainda a prova RoboParty Fun Challenge que vai ter algumas surpresas para os participantes (prova sempre muito divertida). Vai ainda ser apresentado e estará em demonstração o novo botnroll com um computador Raspberry Pi e programado em Python, com câmara, entre outros.

Programa

https://www.roboparty.org/RPGuimaraes/pdfs/Programa_RoboParty_2024.pdf

RoboParty
https://www.facebook.com/RoboParty

Translate »