Contrinex
HANNOVER MESSE energiza uma indústria sustentável

HANNOVER MESSE energiza uma indústria sustentável

Na HANNOVER MESSE que decorre de 22 a 26 de abril, as empresas expositoras das engenharias mecânica e elétrica e da indústria digital, bem como do setor energético, reúnem-se para apresentar as suas soluções para um futuro mais verde

As principais tarefas que a indústria enfrenta atualmente incluem a melhoria da competitividade, a proteção do clima e a promoção da prosperidade – e as tecnologias inovadoras são fundamentais para enfrentar estes desafios. Os expositores da HANNOVER MESSE demonstram como as empresas podem utilizar de forma mais eficiente a automação, a inteligência artificial e as energias renováveis para atingir estes objetivos.

“Tecnologias inovadoras como as que vemos em abril na HANNOVER MESSE estão a preparar o caminho para uma indústria de alto desempenho e neutra em termos climáticos, disse Basilios Triantafillos, Diretor Global da HANNOVER MESSE na Deutsche Messe AG. “No entanto, as empresas precisam de orientação sobre como aplicar conceitos de automação, inteligência artificial e gestão de energia. Além disso, a burocracia e a escassez de trabalhadores qualificados limitam o potencial de crescimento.”

A HANNOVER MESSE 2024 oferece as respostas a estes desafios sob o tema principal “Energizing a Sustainable Industry”. De acordo com Triantafillos, “a solução é uma mistura de novas tecnologias, colaboração entre indústrias e um quadro político claro.” Na HANNOVER MESSE, empresas expositoras das engenharias mecânica e elétrica e da indústria digital, bem como do setor energético, reúnem-se para apresentar as suas soluções para um futuro mais verde. Mais de 4000 empresas representam um ecossistema industrial unido e demonstram como a automação, a digitalização e a eletrificação podem permitir a neutralidade climática. As principais tendências da indústria na feira incluem inteligência artificial, neutralidade carbónica, sistemas de energia, Indústria 4.0 e Manufacturing-X, e hidrogénio e células de combustível.

As empresas expositoras incluem empresas globais de tecnologia como Amazon Web Services, Bosch Rexroth, Google Cloud, Microsoft, Salzgitter AG, SAP, Schneider Electric e Siemens, bem como pequenas e médias empresas como Beckhoff Automation, EBM-Pabst, Festo, ifm electronic, igus, LAPP, Pepperl+Fuchs, Pilz, Q-CELLS, Rittal, Turck e WAGO.

Organizações líderes de investigação como a Baviera Innovative, vários institutos Fraunhofer, o Instituto Karlsruhe de Tecnologia (KIT) e o Ministério da Educação e Investigação da Alemanha destacam o estado actual da I&D e da transferência de tecnologia. Mais de 300 startups industriais impulsionam o foco no empreendedorismo e na inovação.

O hidrogénio verde está a ganhar cada vez mais força à medida que governos e empresas investem em projetos para descarbonizar setores como a indústria transformadora e os transportes. A HANNOVER MESSE conta com cerca de 500 empresas da indústria de hidrogénio e células de combustível, incluindo mais de 300 na exposição do grupo Hydrogen + Fuel Cells Europe.

A Noruega é o país parceiro na HANNOVER MESSE 2024. Com o tema “Noruega 2024: Pioneiro na Transição Industrial Verde”, o país destaca os seus planos de conversão para uma sociedade hipocarbónica e o seu papel fundamental no desenvolvimento de soluções em setores como as energias renováveis, a produção neutra em carbono e a aplicação de soluções ecológicas e digitais. A Conferência Energética entre a Noruega e a Alemanha, a 23 de abril, analisa uma economia de hidrogénio que cria segurança de investimento para infraestruturas, produção, transporte, armazenamento e distribuição.

Dois meses antes das eleições europeias, a União Europeia apresenta-se na HANNOVER MESSE como uma forte aliança económica. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, lança o programa com um discurso na cerimónia de abertura, em 21 de abril. O programa da UE durante a feira inclui a conferência “A UE como Lar da Indústria Descarbonizada – onde representantes da indústria podem encontrar-se com políticos da UE para discutir temas como o Pacto Ecológico Europeu – e o Pavilhão da Comissão Europeia.

A escassez de trabalhadores qualificados continua a ser um desafio na indústria. A YOUR FUTURE é a iniciativa de jovens talentos da HANNOVER MESSE que incentiva graduados do ensino secundário, estudantes universitários e jovens profissionais a seguir carreiras em áreas como IA, engenharia e robótica. O programa consiste em reuniões com potenciais empregadores, visitas guiadas a expositores patrocinadores, informações sobre programas de aprendizagem e formação e networking com outros participantes.

Vídeo de apresentação da HANNOVER MESSE 2024

HANNOVER MESSE
www.hannovermesse.de/en

Translate »