Contrinex
robots e cobots em Paris

Robots e cobots em Paris

A utilidade dos robots e os cobots ou robots colaboradores foram temas de discussão na Innrobo…

A utilidade dos robots e os cobots ou robots colaboradores foram temas de discussão na Innrobo, a maior feira de robótica que decorreu em Paris de 15 a 17 de abril. Flexíveis, úteis, com bons resultados, os cobots e os robots nos locais de trabalho alimentam os sonhos dos criadores, e simultaneamente aumentam os receios de que possam aumentar o desemprego e os desequilíbrios sociais. Especialistas do Fórum Económico Mundial já deixaram o alerta de que o crescimento dos robots pode provocar o desaparecimento de cerca de 5 milhões de postos de trabalho nas 15 maiores e emergentes economias até 2020.

Um dos robots que esteve em destaque neste evento foi o Sawyer, uma máquina que, de forma autónoma, escolhe discos vermelhos e no futuro deve permitir testar circuitos e uma série de outras tarefas que até há pouco tempo eram inimagináveis para um robot. O centro de controlo de movimentos permite-lhe evoluir em ambientes desconhecidos, com câmaras que lhe dão capacidade de orientação. Os robots podem ainda ajudar os seres humanos a realizar alguns trabalhos difíceis e exigentes, como por exemplo o exoesqueleto Exo Push em que um homem está equipado com um arnês e um sensor na mão e fica preparado para amplificar a força de quem o utiliza.

Um outro protótipo foi desenvolvido para ajudar as pessoas com deficiência: o braço robótico Jaco 3 Fingers foi criado para realizar tarefas simples como ajudar a mover a cadeira de rodas mas evoluiu e agora com um raio de ação de 70 centímetros pode fazer 16 movimentos diferentes de forma delicada. Outra novidade é o Grillbot, um robot de limpeza de grelhadores equipado com escovas de nylon e controlado por um processador que centra os seus movimentos, velocidade e direção das escovas.

Translate »