Contrinex
Schneider Electric redobra aposta na transformação digital e sustentável na Hannover Messe

Schneider Electric redobra aposta na transformação digital e sustentável na Hannover Messe

As inovações que a Schneider Electric vai anunciar na Hannover Messe 2023 abarcam o EcoStruxure, a sua arquitetura e plataforma aberta e interoperável, Plug&Play e habilitada para IoT, para impulsionar a eficiência nas indústrias.

A Schneider Electric, referência global na transformação digital da gestão e automação da energia, vai apresentar diversas novas tecnologias e soluções de software na Hannover Messe 2023 para ajudar as indústrias a enfrentar as prioridades globais de segurança energética, eficiência de recursos e sustentabilidade.

“Estamos num momento único da história, em que o objetivo global da neutralidade de carbono se cruza com a necessidade imediata de mitigar a crise energética,comentou Barbara Frei, Executive Vice President, Industrial Automation da Schneider Electric. “Temos uma oportunidade sem precedentes para abordar estes problemas, mas requer uma mudança de mentalidade e as ferramentas adequadas. Devemos adotar uma visão holística do investimento em energia, abordando tanto a eficiência como a transição para a geração de energia limpa. As tecnologias de digitalização, automação e eletrificação que apresentaremos na Hannover Messe são a prova de que existem soluções, aqui e agora, para os desafios que estamos a enfrentar.

A Hannover Messe é a principal feira comercial do mundo para o setor industrial e decorre em Hannover, na Alemanha, de 17 a 21 de abril. As inovações que a Schneider Electric vai anunciar no evento abarcam o EcoStruxure, a sua arquitetura e plataforma aberta e interoperável, Plug&Play e habilitada para IoT, para impulsionar a eficiência nas indústrias. Incluem:

Edge control

  • EcoStruxure Automation Expert V23.0: o primeiro sistema de automação industrial centrado em software do mundo oferece agora soluções de automação redundantes baseadas em software para o mercado de dessalinização de água. Isto amplia o portefólio do EcoStruxure Automation Expert e torna-o na única plataforma de software de controlo que oferece convergência entre operações industriais de máquinas, de processos e híbridas. Os novos recursos da V23.0 incluem integração melhorada com a AVEVA System Platform para reutilizar gráficos de aplicações existentes para um design de sistema mais rápido e um novo editor gráfico para automação de procedimentos que melhora a eficácia operacional. A nova versão traz compatibilidade multi-OS com o EcoStruxure Automation Expert HMI e o arquivo está agora disponível em Linux, para além de Windows, o que permite aos utilizadores desenvolver objetos semelhantes em todos os sistemas operacionais compatíveis.

“A combinação do EcoStruxure Automation Expert e de uma solução de alta disponibilidade baseada em PC dá continuidade à tendência de automação cada vez mais baseada em software e mais independente de hardware”, afirmou Alicia Pérez Ballester, Manager of Automation, Systems & Process Optimization da Acciona Water Solutions, um cliente de longa data e parceiro da Schneider Electric nesta área. “Esta abordagem pode trazer benefícios concretos aos nossos projetos, tanto na fase de design como durante as operações.”

Produtos conectados

  • Gestão de motores: a versão mais recente das ofertas de gestão de motores da Schneider Electric é entregue com novos invólucros Spacial SFN que protegem o equipamento em quaisquer condições e permitem uma montagem de painel mais rápida e flexível com mais de 1000 configurações possíveis. Os novos invólucros são construídos com menos 35% emissões de CO2 do que as iterações anteriores, em parte graças à utilização de materiais de aço descarbonizado. Os novos inversores solares Altivar ATV320 garantem fornecimento de energia fiável para as soluções de gestão de motores com compatibilidade na rede e fora dela, e apresentam soluções de bombagem ecológicas sem produzir nenhuma emissão de CO2. A solução atualizada é mais robusta e pode lidar com mais de 50% de peso estático adicional para acomodar soluções de toda a gama TeSys de equipamentos e arrancadores de motores.
  • GM AirSeT Performance: com o novo AirSet, a Schneider Electric amplia e fortalece o seu portefólio sustentável livre de SF6, que evita a utilização desse potente e nocivo gás de efeito estufa[1]. A cela isolada a gás ajuda os clientes industriais a gerir melhor as rigorosas regulamentações de gases F e elimina a necessidade de reciclar gás nas suas instalações. Com base em ar puro e conectividade nativa digital com serviços integrados, o GM AirSet Performance é a cela de distribuição de média tensão livre de SF6 mais poderosa e resiliente do portefólio da Schneider Electric e é adequada para a maior parte dos projetos de infraestruturas críticas e com utilização intensiva de energia.
  • Easy UPS 3-Phase Modular (50-250kW/400V) – Fonte de Alimentação Ininterrupta (UPS): Esta nova solução ajuda a otimizar as despesas de capital com um modelo de pagamento “pay as you grow” e funcionalidades que reduzem o custo do teste de aceitação em campo, eliminando a necessidade de um banco de carga dispendioso. A solução é uma UPS modular certificada pela IEC com módulos de live swap que oferecem proteção e disponibilidade de energia de Classe 1 num design compacto, tornando-a ideal para Data Centers de pequena e média dimensão, bem como para aplicações comerciais e industriais críticas para os negócios.
  • Relé de Proteção PowerLogic™ P7: Esta plataforma de controlo e proteção de energia de última geração foi concebida para as aplicações industriais mais complexas, exigentes e avançadas para maximizar a eficiência operacional, a disponibilidade de energia e a segurança elétrica. Oferece uma experiência digital melhorada para reduzir a complexidade em todas as fases do ciclo de vida do produto. O desempenho e a flexibilidade foram aumentados para oferecer uma plataforma modular, cibersegura e preparada para o futuro, e também totalmente preparada para a virtualização. É adaptável para requisitos específicos com o novo firmware orientado para aplicações e módulos de comunicação Ethernet adicionados e placas de I/O.

Aplicações, analítica e serviços

  • ETAP: uma nova plataforma de gémeo digital elétrico integrado para gerir o ciclo de vida completo do sistema elétrico, do design e engenharia às operações e manutenção. Capacita os utilizadores para aumentarem a produtividade, a colaboração e a eficiência e habilita a sua jornada de transição energética.
  • AVEVA: agora inteiramente detida pela Schneider Electric e operada como uma empresa independente e autónoma, a AVEVA vai apresentar a sua nova visão para o software industrial: uma plataforma agnóstica e habilitada para a Cloud onde as empresas podem colaborar, inovar e partilhar dados através da economia industrial conectada. Os visitantes poderão ver como o gémeo digital da AVEVA (o alicerce do metaverso industrial) dará vida a esta visão. Desde o design de ativos à sua otimização, a AVEVA vai demonstrar o valor das informações industriais bem geridas para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade.
  • Serviços: Os especialistas e consultores da Schneider Electric vão estar disponíveis para partilhar detalhes sobre o portefólio atualizado de serviços da empresa, incluindo o recém-lançado Serviço de Transformação Digital Industrial, que ajuda as empresas industriais a acelerar a sua transformação digital. Também vão discutir estratégias para atingir metas de sustentabilidade, demonstrar como a empresa pode ajudar os clientes industriais a enfrentar os seus principais desafios e mostrar os benefícios de diversos portefólios de energia com fontes de energia mais ecológicas.

As sessões da Schneider Electric na Hannover Messe abertas aos meios de comunicação incluem:

Segunda-feira, 17 de abril

12:00 GMT // 13:00 CET – Conferência para Media e Analistas: Ações para enfrentar a crise energética

Stand Schneider Electric (hall 11, stand C46) no teatro

Com foco nos dois lados da equação energética – procura e oferta –, esta sessão destacará as oportunidades criadas pela digitalização, pela eletrificação e pela automação. Juntamente com a AVEVA, a Schneider Electric vai apresentar a sua visão para as Indústrias do Futuro, entrando em detalhe no metaverso industrial e nas soluções definidas por software.

Terça-feira, 18 de abril

09:00 GMT // 10:00 CET – Pequeno-almoço para Media e Analistas: Inovação e tecnologia

Stand Schneider Electric (hall 11, stand C46) na área de acolhimento

Esta sessão foca-se no impacto da automação na indústria: desde a eficiência do design e da engenharia e a continuidade automatizada de dados, tirando partido da IA, até às operações fiáveis, seguras e ciberseguras. Levará os participantes a saber mais sobre o EcoStruxure Automation Expert V23.0 e o novo software AVEVA.

As sessões da Schneider Electric na Hannover Messe para clientes e participantes do evento incluem:

Segunda-feira, 17 de abril

12:00 GMT // 13:00 CET – Apresentação: O valor real da IA na automação industrial

Philippe Rambach, Chief AI Officer, vai discutir estratégias para uma IA em escala bem-sucedida, bem como demonstrar os principais casos de uso de IA no setor de automação industrial dos clientes da Schneider Electric e das suas próprias operações. Saiba como insights baseados em dados podem levar a uma maior eficiência e sustentabilidade.

Ao longo do evento a empresa apresentará ainda:

  • Innovation talks: especialistas em diversos assuntos e empresas industriais líderes vão discutir as últimas tendências e tecnologias que estão a impactar o mercado industrial.
  • Experiências de Fábrica Inteligente: visitas guiadas pelas Smart Factories e cadeia de abastecimento da Schneider Electric com transmissões ao vivo em direto do chão de fábrica.
  • Visitas guiadas: sessões de 45 minutos que demonstram como garantir uma transformação digital eficaz, aumentar a eficiência energética, reduzir o desperdício e atingir metas de sustentabilidade e rentabilidade. As visitas incluem demonstrações práticas da próxima geração de tecnologias de automação e gestão de energia, software e integração IIoT.

Para aceder à agenda completa do evento, por favor visite: https://www.se.com/ww/en/about-us/events/hannover-messe.jsp.


[1] Typical primary electrical equipment holds between three and six kilograms of SF6 gas per cubicle, which has a global warming potential (GWP) 25,200 times more than CO2. A typical single industrial installation has upwards of 15 cubicles.

Translate »