Contrinex
11.ª edição dos Prémios Inovação numa EMAF com mais de 26 mil visitantes

11.ª edição do Concurso de Inovação numa EMAF com mais de 26 mil visitantes

A 19.ª EMAF chegou ao fim, no passado dia 3 de junho, com um saldo positivo que regista mais de 26 mil visitantes, numa edição que teve como mote a Transformação Digital.

A EMAF pretende elogiar o esforço de inovação das empresas presentes, por isso outra atividade que mereceu atenção foi a 11.ª edição do Concurso de Inovação, uma parceria da EMAF/EXPONOR com a revista Robótica. Destinado aos expositores inscritos no evento, o desafio colocou em avaliação os aspetos da conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados. A avaliação das propostas submetidas foi efetuada por um júri constituído por vários elementos de universidades nacionais e a entrega dos galardões foi feita no dia 01 de junho em plena EMAF.

Este ano, foi também atribuído o Prémio Prof. J. Norberto Pires à Universidade de Coimbra, ao projeto considerado como o melhor, em termos de inovação pelas universidades e politécnicos, enquanto homenagem ao Prof. Norberto Pires, antigo Presidente do júri e Diretor da revista Robótica.

Os vencedores desta edição do Concurso de Inovação foram:

EMAF 2023 com mais de 26 mil visitantes

A EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria – chegou ao fim, no passado dia 3 de junho, com um saldo positivo que regista mais de 26 mil visitantes, numa edição que teve como mote a Transformação Digital.

Com mais de 440 expositores, de países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha, a feira ocupou cerca de 50 000 m2 de área coberta, que se estendeu por uma área exterior de exposição, assegurando a melhor representação de sempre.

Também a plataforma online E+E EMAF obteve grande atenção antes e durante a feira, tendo sido efetuados mais de 47 mil registos, oriundos de países como Estados Unidos, Argélia, Índia, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, entre outros, o que permite a promoção e o fortalecimento da relação entre expositores e visitantes, após o seu término.

A EMAF abriu portas à reflexão sobre o futuro das empresas do setor, atraindo as atenções do governo. Um dos destaques foi a visita detalhada do Secretário de Estado (SE) da Economia, Pedro Cilínio, no dia 1 de junho, que contactou, acima de tudo, com o tecido empresarial mais importante do setor metalúrgico. O número de empresas em exposição e a sua representatividade impressionaram o representante. A 2 de junho, a EMAF recebeu ainda a ilustre visita do Ministro da Economia, António Costa Silva, que ficou também marcada por momentos de diálogo com alguns dos expositores.

A organização estima que a feira tenha atingido um volume de negócios na ordem de vários milhões de euros, o que é indicativo da importância do setor na economia portuguesa. O sucesso desta edição está diretamente relacionado com a qualidade da feira que este ano apresentámos, designadamente, com a diversidade e com a aposta das empresas nas novidades e na sua visão do futuro, frisando ainda que “foi também a confirmação de que se trata de um momento de crescimento deste setor no país, com a oferta a multiplicar-se e muitas soluções inovadoras que também vão contribuir para a desejada internacionalização das empresas, que apresentam inovações que criam valor”, explica Amélia Estevão, Diretora de Marketing da EXPONOR.

EMAF: a escolha óbvia, e única, para as empresas nacionais

O maior evento ibérico de tecnologia e inovação para a indústria continua a oferecer razões às empresas para garantirem a sua presença – tanto às mais jovens, como aquelas que somam vários anos de atividade.

Quanto aos desafios, a opinião é geral. O setor tem vindo a ser testado pelo contexto social, político e económico, colocando alguns obstáculos ao crescimento. Quando o tema são as tendências, a opinião também é unânime. Procurar tecnologia de ponta, que se integre perfeitamente com o trabalho dos colaboradores, auxiliando e simplificando os processos, é uma das prioridades. Também a exportação e internacionalização continuam a ser mencionadas como tendência.

EXPONOR – Feira Internacional do Porto
Tel.: +351 229 981 400 · Fax: +351 229 981 482
emaf@exponor.pt · www.emaf.exponor.pt

Translate »