Contrinex
prova de Domótica KNX

Campeonato Nacional de Profissões Digitais: prova de Domótica KNX

Este campeonato teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, tentando ir ao encontro das diretrizes europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital.

Entre os dias 21 e 25 de junho, decorreu a prova de Domótica KNX, do 1.º Campeonato Nacional de Profissões Digitais. Este campeonato teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, tentando ir ao encontro das diretrizes europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital. A prova a desenvolver, com um total de 14 horas, segundo especificações técnicas pré-selecionadas, assentava na área da domótica: programação de sistemas simples de domótica KNX, programação de sistemas avançados de domótica KNX, programação de sistemas de domótica KNX – interligação entre dispositivos de tipologias diferentes, apresentação de soluções Smart Building, diagnósticos e reparações de avarias.

A 1.ª fase da prova tinha um tempo estimado de 3 horas para a realização do módulo 1 – programação de sistemas simples de domótica KNX: atuador binário. Na 2.ª fase da prova, com uma duração de 4 horas, os concorrentes tinham de programar sistemas mais avançados de domótica KNX: atuador dimming e cenários. Na 3.ª fase da prova, com uma duração de 3 horas, os candidatos realizaram a programação de acopladores com a interligação entre dispositivos de tipologias diferentes e desenvolveram um projeto para uma solução smart building, correspondendo aos módulos 3 e 4 respetivamente. E a última fase da prova, com uma duração de 4 horas, terminou com o módulo 5, deteção e resolução de avarias desenvolvidas pelos jurados num ficheiro ETS e pela apresentação oral do projeto desenvolvido no dia anterior. O decorrer da prova correu de forma positiva, com os percalços normais da Era Digital.

Não menos importante, há que realçar a grande ajuda no software KNX Simulation, sem ele tornaria difícil a realização da prova. O KNX Simulation permitiu a visualização do funcionamento dos dispositivos programados à imagem do que aconteceria na realidade, não tendo sido necessária a realização física dos equipamentos de domótica KNX.

No pódio ficaram os concorrentes António Libório, do IEFP Alverca, conquistando a medalha de ouro; Lucas Vilar de Castro da ATEC – Porto, ganhando a medalha de prata; e Antoniu Malis, do Cenfic, com a medalha de bronze.

“Foi um grande desafio o primeiro campeonato digital em Domótica KNX, com um simulador prematuro que saiu em dezembro do ano passado, KNX Simulator, o patrocinador oficial da prova. A Domótica está cada vez mais presente nas nossas vidas, uma casa automatizada é uma casa segura com eficiência enérgica e mais segurança, e estes jovens a serem formados nestas áreas é sempre uma mais-valia para o mercado de trabalho uma vez que os sistemas domóticos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas.”

Hélder Lopes – SFP Alverca

WORLDSKILLS PORTUGAL
IEFP, I.P. – Departamento de Formação Profissional
Tel.: +351 215 803 000
wsp@iefp.pt · https://worldskillsportugal.iefp.pt/

Translate »