Contrinex
Candidaturas ao Estatuto INOVADORA COTEC’24 com sustentabilidade no horizonte

Candidaturas ao Estatuto INOVADORA COTEC’24 com sustentabilidade no horizonte

As candidaturas ao Estatuto INOVADORA COTEC decorrem até 30 de abril de 2024. Este ano será o lançado o Estatuto INOVADORA GREEN, que permitirá atribuir um rating às empresas em matéria do desempenho na inovação e potencial de sustentabilidade.

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, promove a 4.ª edição do Estatuto INOVADORA COTEC, selo de reputação e prestígio que visa a distinção e reconhecimento público das empresas que pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho, constituem um exemplo para o País na competitividade, crescimento e criação de valor através da inovação. As candidaturas decorrem até 30 de abril de 2024.

Na edição deste ano, a COTEC Portugal alargará o Estatuto INOVADORA à inclusão de fatores ligados à sustentabilidade das empresas, com o lançamento do Estatuto INOVADORA GREEN, que permitirá atribuir um rating às empresas em matéria do desempenho na inovação e potencial sustentabilidade, o que conferirá novas vantagens em condições de financiamento privilegiadas por parte da banca nacional às empresas inovadoras e sustentáveis.

Desde a sua criação, o Estatuto INOVADORA COTEC tem sido um indicador do desenvolvimento da economia da inovação em Portugal, através do reconhecimento de mais de 1000 empresas nacionais em inovação e excelência de desempenho económico. Em 2024, a introdução do Estatuto INOVADORA GREEN responde ao propósito da COTEC de incentivar as empresas para a orientação da mudança dos modelos de negócio para o investimento em práticas de negócio sustentáveis e contribuição para uma maior transparência nas cadeias de abastecimento através do reporte ESG segundo as Normas Europeias de Reporte de Sustentabilidade.

Desta forma, o selo de reconhecimento do Estatuto INOVADORA COTEC não só reforça a reputação das empresas, mas estabelece também um relacionamento de maior transparência com o setor financeiro, com consequentes vantagens e benefícios exclusivos às empresas com elevados níveis de inovação e, a partir de 2024, de potencial de sustentabilidade.

Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, destaca a importância da iniciativa: “A COTEC vê como condição de competitividade que as empresas, e especialmente as PMEs com presença em cadeias de abastecimento internacionais, invistam numa jornada que permita ligar a inovação à sustentabilidade do negócio. Por isso, vamos alargar o Estatuto INOVADORA COTEC à inclusão de fatores ligados à sustentabilidade da empresa. Estamos cientes do desafio da sustentabilidade para a competitividade das empresas e, por isso, vamos lançar um modelo de reporting coerente com as novas normas europeias que oriente as empresas, e que permitirá produzir um rating para que estas possam ter acesso a linhas de financiamento dedicadas, densificando o apoio à inovação e internacionalização.”

Sobre o desafio da sustentabilidade para as empresas portuguesas, o Diretor-Geral da COTEC acrescenta que “as empresas vão ter de convergir o seu perfil de sustentabilidade ao longo desta década para standards mínimos sem os quais não poderão trabalhar para os seus clientes, operar de forma regulamentar, ou obter crédito do setor bancário. Porém, ainda há falta de informação e mecanismos sobre como deve ser realizado o reporte ESG, pelo que a COTEC e o consórcio da banca pretendem ter um papel determinante, e apoiar as empresas nesta matéria, lançando assim o Estatuto INOVADORA GREEN. Esperamos, com esta iniciativa, apoiar as empresas a preparar-se para a crescente exigência de transparência nas cadeias de abastecimento internacionais através do reporte ESG compatível com as Normas Europeias de Report de Sustentabilidade, bem como estimulá-las a endereçarem de forma orgânica as questões da sustentabilidade, inovação e riscos ESG.”

O Estatuto INOVADORA COTEC conta com um consórcio que inclui os seguintes bancos comerciais: Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI, Millennium BCP, Novo Banco,Santander Totta, Crédito Agrícola e o Bankinter. Tem ainda o Banco Português de Fomento, a Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial como parceiros de informação.

COTEC Portugal
Tel.: +351 213 183 350 · Fax: +351 213 183 359
geral@cotec.pt · www.cotecportugal.pt

Translate »