Contrinex
Estudante da Universidade de Coimbra distinguido pela multinacional ABB

Estudante da Universidade de Coimbra distinguido pela multinacional ABB

André Teixeira, conquistou o Prémio ABB com o estudo realizado no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “LiDAR-based Topological Mapping of Orchard Environments”, tendo obtido a classificação final de 20 valores.

Um estudo de André de Sousa Nunes Teixeira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguido com o “Prémio ABB do ano letivo 2021/2022, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB).

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 21 de dezembro, na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

André Teixeira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), realizou este estudo no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “LiDAR-based Topological Mapping of Orchard Environments, tendo obtido a classificação final de 20 valores. Lino Marques, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi o responsável pela orientação da dissertação.

Durante o seu trabalho de mestrado, o estudante desenvolveu um método inovador para ajudar robots móveis e máquinas agrícolas inteligentes a navegarem autonomamente em ambientes naturais, contendo árvores ou arbustos dispersos, como os que se encontram em pomares, olivais e florestas.

Este novo método utiliza um sensor laser para detetar e registar a forma desses elementos de vegetação e estimar a posição do robô relativamente aos mesmos, permitindo, assim, mapear campos de grandes dimensões e realizar tarefas repetitivas nesses campos, com precisão e durante longos períodos.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, nomeadamente Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos/Variação de velocidade. O prémio, no valor de mil euros, contempla ainda a possibilidade do premiado realizar um estágio remunerado na empresa.

Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC–FCTUC)
Tel.: +351 239 796 200 · Fax: +351 239 796 247
[email protected] · www.deec.uc.pt

Translate »