Contrinex
Estudo sobre a importância das equipas de manutenção

Estudo sobre a importância das equipas de manutenção

65% das empresas que participaram neste estudo considera que as equipas de manutenção não estão preparados para incluir ferramentas digitais no seu dia-a-dia.

A ATEC – Academia de Formação, a APMI – Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Activos e a CIE – Comunicação e Imprensa Especializada realizaram um estudo que tem por objetivo retratar os profissionais de manutenção a atuar nas empresas portuguesas e apontar caminhos possíveis para a modernização e evolução dos profissionais desta área. O estudo já se encontra disponível e responde a questões como: quem são os profissionais das equipas de manutenção, se trabalham com a norma EN 15628:2014 (Maintenance – Qualification of maintenance personnel e que se pretende que implemente medidas de modernização e qualificação dos profissionais) e se estão preparados para incluir ferramentas digitas no seu dia-a-dia profissional.

Alguns dados interessantes são que 88% das empresas que participaram no estudo acreditam que os equipas de manutenção são relevantes na sustentabilidade das mesmas; 96% das empresas prevê dificuldades na disponibilidade futura dos profissionais de manutenção; 65% considera que as equipas de manutenção não estão preparados para incluir ferramentas digitais no seu dia-a-dia; e 52% dos profissionais de manutenção com um nível inferior ao nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações.

A revolução tecnológica e digital em curso tem trazido acrescidos desafios à área da manutenção, quer ao nível de processos de trabalho e quer ao nível de ferramentas e equipamentos. Adicionalmente, o envelhecimento das equipas tem criado uma crescente procura por novos profissionais com perfis mais modernos e qualificados e que nem sempre estão disponíveis para serem recrutados. Estes fatores têm levado à existência de uma diversidade de perfis na área da manutenção que nem sempre são os mais adequados às funções esperadas.

Lançamento público do estudo

A primeira apresentação pública do estudo sobre a importância das equipas de manutenção nas empresas portuguesas será feita pela ATEC, no seminário “Construindo o amanhã: pessoas e tecnologias na vanguarda da manutenção” a 03 de maio, no Hotel Ipanema Park Porto. Este seminário, que vai decorrer em simultâneo com a realização da assembleia geral da EFNMS – Federação Europeia das Associações de Manutenção, irá abordar duas temáticas de particular importância para o setor da manutenção: pessoas e tecnologia. Neste evento estarão presentes os maiores especialistas nacionais e internacionais, mais concretamente membros das direções da EFNMS. Pode saber mais informações e inscrever-se aqui.

Translate »