Festo: BionicOpter é o maior inseto robótico segundo o Guinness World Records

O biónico BionicOpter da Festo obteve o título de maior inseto robótico do mundo, certificado pelo Guiness World Records…

Festo – Automação, Unipessoal, Lda.
Tel.: +351 226 156 150 · Fax: +351 226 156 189
info.pt@festo.com · www.festo.pt

O biónico BionicOpter da Festo obteve o título de maior inseto robótico do mundo, certificado pelo Guiness World Records. Enquadrado na categoria “Robots”, o biónico está incluído no livro Guinness World Records 2020, que reúne recordes mundiais, tanto humanos quanto naturais, certificados pela própria instituição.

Inspirado no voo da libélula, o BionicOpter é um objeto voador ultraleve que reproduz o movimento do seu equivalente natural. Através da sua estrutura de bater as asas, pode voar em todas as direções e executar manobras de voo complexas, além de subir diretamente do seu lugar como um helicóptero, ou voar e planar horizontalmente, como um planador. Isso traduz-se no facto de que, pela primeira vez, um modelo tem mais opções de voo que um helicóptero, um avião a motor e um planador juntos. Mas este sistema integrado pode ser controlado, de maneira fácil e intuitiva, através de um smartphone.

Com envergadura de 63 cm e comprimento de corpo de 44 cm, a libélula artificial pesa apenas 175 gramas, porque a estrutura das asas é composta por uma estrutura de fibra de carbono e um forro de folha fina. Além disso, com a sua cinemática inteligente, equilibra as variações de voo e garante um voo estável, tanto em ambientes internos quanto externos. Em colaboração com centros de ensino superior, institutos e empresas de desenvolvimento, a Festo tem vindo a desenvolver e apoiar projetos e protótipos há anos cujos princípios técnicos básicos derivam da natureza, como o BionicOpter, através da área da Bionic Learning Network.

robotica119

(Irá receber um email com o link de download.)