Contrinex

Fraunhofer Portugal Challenge: prémios científicos e mentoria para estudantes de mestrado

Na 14.ª edição, o concurso torna-se mais abrangente com a criação de uma nova categoria na qual qualquer estudante de mestrado pode participar.

Se até aqui, o Fraunhofer Portugal Challenge premiava as melhores ideias baseadas em teses académicas, em 2023 isso mudou. Na 14.ª edição, o concurso torna-se mais abrangente com a criação de uma nova categoria na qual qualquer estudante de mestrado pode participar. Mas as novidades continuam: na nova categoria – Student Award – o prémio inclui acompanhamento e mentoria por parte dos investigadores do Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), centro de investigação responsável pelo concurso desde 2010.

As candidaturas já abriram e decorrem até dia 31 de julho, em www.challenge.fraunhofer.pt.

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias, de base tecnológica, que premeia as melhores propostas de alunos de mestrado de universidades portuguesas. O concurso integra 2 categorias: o Master Thesis Award (prémio para as melhores ideias baseadas em teses académicas) e o Student Award, a novidade de 2023, que premeia o estudante com a ideia tecnológica mais promissora. As ideias submetidas a concurso devem estar alinhadas com as áreas científicas desenvolvidas no FhP-AICOS: Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; e Sistemas Ciber-Físicos.  

A criação da nova categoria pretende reconhecer os estudantes com ideias mais inovadoras de base tecnológica mas, sobretudo, incentivá-los e apoiá-los a desenvolvê-las e pô-las em prática. Assim, para além do prémio monetário de 3000€, o estudante vencedor desta categoria será acompanhado por investigadores do FhP-AICOS num processo de mentoria.

A já existente categoria Master Thesis Award atribui prémios científicos no valor global de seis mil euros, distribuídos pelos três melhor classificados (1.º, 2.º e 3.º lugares).

O vencedor do Student Award será conhecido no início de setembro. Já a atribuição dos três primeiros lugares do Master Thesis Award ocorre na cerimónia de encerramento que este ano acontece em novembro.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de prémios a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia do Fraunhofer Portugal AICOS: desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.

Translate »