INESC TEC: robot para indústrias automóvel e aeroespacial testado no Porto

Chama-se ColRobot e vai ser apresentado e testado no dia 22 de janeiro, às 10.30 horas, no Porto…

INESC TEC
Tel.: +351 222 094 000 · Fax: +351 222 094 050
info@inesctec.pt · www.inesctec.pt

Chama-se ColRobot e vai ser apresentado e testado no dia 22 de janeiro, às 10.30 horas, no Porto, na última demonstração de um projeto europeu de 4,3 milhões de euros para desenvolver soluções robóticas com aplicação nas indústrias automóvel e aeroespacial. A demonstração deste robot desenvolvido pelo Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vai ser feita num veículo da Renault, sendo as duas instituições parceiras no projeto que agora termina.

O ColRobot combina tecnologia de ponta desenvolvida na Europa com requisitos do utilizador para aplicar em processos de montagem, criando assim um sistema integrado de robótica de colaboração, onde um manipulador móvel age como uma “terceira mão”, entregando kits, ferramentas, peças ou segurando peças de trabalho enquanto o operador executa tarefas. Os robots capazes de navegar pela fábrica de forma autónoma, vão ser utilizados na indústria automóvel e aeroespacial.

Este robot representa uma série de vantagens, na indústria automóvel, seja na montagem de peças das carrinhas, na eliminação/redução e exposição a condições pouco ergonómicas, ou na autonomia para executar operações de montagem. E na indústria aeroespacial, as vantagens passam pelo apoio à preparação de kits para operações de montagem de satélite, ao fornecimento de kits de montagem para as áreas de montagem de satélite e como “mão extra” na ajuda ao operador para a instalação de equipamentos por satélite. Os robots têm um papel fundamental na indústria de produção, cuja competitividade muito depende da sua produtividade, flexibilidade e agilidade na resposta às exigências do mercado, especialmente se estiverem preparados para colaborar com os operadores humanos num espaço de trabalho partilhado.