Contrinex
crescimento da Weidmüller em 2016

Investimento impulsiona crescimento da Weidmüller em 2016

A Weidmüller concluiu que o ano de 2015 foi um sucesso…

A Weidmüller concluiu que o ano de 2015 foi um sucesso. Na reunião de demonstrações financeiras anuais, o Presidente da Weidmüller, Peter Köhler anunciou: “Excedemos as vendas do ano passado pelo quinto ano consecutivo em cerca de 4%.” Segundo a Associação de Fabricantes Elétricos e Eletrónicos (ZVEI) germânica, o mercado tem crescido cerca de 1,5% em 2015 quando comparado com 2014, o que posiciona o crescimento da Weidmüller bem acima da média do setor. Quanto a 2016, as previsões são difíceis de fazer, as condições de incerteza política e os pontos de perturbação significam que a situação está um pouco instável nos mercados globais: “As tendências não são fáceis de prever, neste momento, no entanto, a ZVEI antecipa um crescimento global de cerca de 5%”, afirmou Kohler. “O certo é que estamos bem posicionados nos principais temas do Industry 4.0, eficiência energética e sustentabilidade”, e por isso, o Conselho de Administração espera que as vendas da Weidmüller cresçam de forma significativa novamente em 2016. A Ásia, em particular, é um dos principais impulsionadores-chave, embora a procura na China tenha abrandado depois de um forte desempenho no 1.º semestre do ano. O crescimento na Ásia, globalmente, foi de cerca de 8%. A região IMEA (Índia, Médio Oriente e África) sentiu um período de rápido crescimento em comparação com o último ano (+18,6%). A perspetiva atual para o setor na Alemanha e norte e leste da Europa está estagnada, “por isso é importante que avancemos de forma irresoluta com a internacionalização do negócio. O mais forte crescimento do mercado no nosso setor nos próximos anos continuará a manter-se fora da Europa”, afirmou Köhler.

Entre as soluções do mercado para o Industry 4.0, a eficiência energética e sustentabilidade foram os temas predominantes no setor durante os últimos 12 meses. “Juntamente com a Industrial Conectivity, a procura de soluções de comunicação e automação irão desempenhar um papel ainda mais significativo para avançarmos. O Industry 4.0 liga o mundo real ao mundo digital, pessoas, máquinas e recursos comunicando entre si. Consequentemente, os dados, processamento de dados e de rede. Explicou Kohler. A Weidmüller investiu mais de 40 milhões de euros na nova tecnologia de automação.

O recém-construído Centro de Clientes e Tecnologia da Weidmüller em Detmold representa um investimento de muitos milhões de euros com dois dígitos. “O Centro proporciona-nos espaço para inovação criativa e capacidade de expandir o serviço a clientes globais no nosso local de inovação em Detmold”, afirmou Köhler. Com cerca de 600 estações de trabalho de vanguarda, o novo edifício, prevista a conclusão em 2018, servirá como centro global de locais de empresas de ligação em rede de todo o mundo e centro de apoio ao cliente. A Weidmüller possui cerca de 4800 funcionários em todo o mundo, e com o investimento na modernização dos locais de produção na Alemanha, a expansão da rede de produção também progride noutros países: “Este ano alargámos as nossas instalações na Roménia com cerca de 6500 metros quadrados, com dois pisos de produção de energia eficiente de plásticos. Possuímos agora 600 funcionários que trabalham numa área de 15 000 metros quadrados.” Os novos investimentos irão destacar a liderança tecnológica da Weidmüller, e assegurar os benefícios ao cliente melhorados com o posicionamento da empresa como fornecedor de soluções em automação, digitalização e eficiência energética a longo prazo.

A estratégia futura da Weidmüller destaca em particular a formação e desenvolvimentos dos funcionários. A Academia Weidmüller em Detmold, bem como a sua filial asiática, fornecem à empresa instalações para assegurar e desenvolver jovens com potencial, formar funcionários e clientes e serve como meio de partilha de conhecimento e rede entre si. O Industry 4.0 está a mudar tarefas e processos. O desenvolvimento e formação de funcionários e organização da mão-de-obra devem ser adaptados desde a base, e para apoiar estar transição, a Weidmüller está a mapear os seus novos requisitos profissionais e organizacionais na sua formação e desenvolvimento. O foco será a sua abordagem interdisciplinar, orientada para o sistema e a prática que fornece aos funcionários as competências sociais e pessoais necessárias para estes novos procedimentos de funcionamento.

www.weidmuller.pt

Translate »