ISEC ensino à distância

ISEC vai introduzir realidade aumentada nas suas aulas práticas à distância

O ISEC modernizou os processos de ensino com a aquisição de tecnologia e adaptação dos conteúdos laboratoriais ao ensino à distância.

Desmontar motores, simular processos de soldadura ou tirar e colocar parafusos: durante o confinamento da Covid-19, os estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vão poder reproduzir em ambiente virtual algumas operações laboratoriais através da realidade aumentada. Em alguns casos, os trabalhos apresentados nas aulas presenciais poderão ser também vistos virtualmente em casa, mas projetados como se fossem reais.

O objetivo é dar aos estudantes que estão em casa a oportunidade de continuarem a desenvolver conteúdos experimentais e laboratoriais, aproximando-os o mais possível do ensino presencial ministrado na escola. Os conteúdos incluem todos os processos técnicos que são desenvolvidos nas aulas laboratoriais, podendo os estudantes que estão em casa executar as mesmas atividades que estão a ser produzidas pelos colegas em aula presencial.

Através do reforço da rede de parcerias com empresas e instituições ligadas à inovação tecnológica e ao ensino à distância, os docentes do ISEC estão a adaptar práticas bem-sucedidas no âmbito da realidade aumentada ao ensino das várias áreas da engenharia. Os últimos meses de 2020 foram passados a desenvolver soluções para que a elevada componente prática dos cursos ministrados não fosse afetada pela atual terceira vaga da Covid-19.  O ISEC modernizou os seus processos de ensino através da aquisição de tecnologia de ponta e da adaptação dos conteúdos laboratoriais ao ensino à distância. Foram criados vídeos e imagens tutoriais e estão a ser desenvolvidas novas plataformas que permitem a exportação de informações em 3D, interpretáveis pela realidade aumentada.