Contrinex
produção com o RADAN

Ligação entre o design e a produção com o RADAN

“Agora conseguimos fazer tudo com uma pessoa. A mesma pessoa programa e corta, porque o software permite isso”, refere António Pêgo, Gestor de Produção.

A empresa Silvas S. A., fundada em 1979 no setor da Engenharia Industrial, encontrou no RADAN a solução para automatizar os processos no corte de chapa. António Pêgo, Gestor de Produção, tem clarificado na sua mente onde quer levar a empresa e encontrou na Bitmind abertura para ver as suas ideias implementadas, através de desenvolvimento feito à sua medida.

As diferenças sentidas na produção foram extraordinárias, pois passaram de um processo manual e dependente de algumas pessoas, para a automatização de todo o processo. Agora conseguem fazer tudo com uma pessoa, a mesma pessoa programa e corta, o RADAN dispõe as peças de forma a fazer o melhor aproveitamento da chapa que vai ser cortada e está pronto a enviar para a máquina tudo de forma automática e “isso poupa-nos bastante, só a parte da seleção e de gravar os ficheiros, estão aqui umas horas de trabalho diárias“, afirma António Pêgo.

Um dos desenvolvimentos feitos à medida (RADLINK) consiste na ligação do RADAN com o software de gestão da empresa (XStore): quando uma chapa é usada o RADAN informa o XStore para atualizar as quantidades no stock da chapa que foi gasta, gerando ainda o retalho com a informação do peso, dimensões e valor da chapa que sobrou para ser usada posteriormente ou então transformar-se em sucata, tudo de forma automática.

Com o RADAN e este desenvolvimento passaram a cortar mais obras por espessura na máquina de corte laser. Antes cortavam obra a obra o que não permitia um bom aproveitamento do material.

Com a aquisição do laser, a puncionadora passou a ter uma redução de trabalho de 90%, passando a fazer apenas peças muito específicas.

Segundo António Pêgo, o objetivo é continuar a desenvolver automatismos, para tornar o processo de produção o mais digital possível, em que os colaboradores façam apenas inputs. O nosso próximo passo é sabermos em tempo real o que é que temos, referindo-se à gestão do armazém de stocks.

História de Sucesso SILVAS S.A. | RADAN

O programa permitiu-nos otimizar processos e recursos. Houve uma diminuição nos tempos que os processos demoravam do princípio ao fim e nos recursos houve uma poupança de tempo que nos permite que eles estejam a desempenhar outras funções.”

António Pêgo, Gestor de Produção

Bitmind – Soluções para a Indústria, Lda.
Tel.: +351 255 878 140
comercial@bitmind.com · www.bitmind.com

Translate »