Contrinex

Mazak ‘Go Green’ visa reduzir as emissões de CO2 nos seus clientes

A visão Go Green da Mazak agora concentra-se em melhorias nas máquinas-ferramenta ao longo do ciclo de vida do produto para beneficiar os clientes. Tudo para que as máquinas Mazak tenham uma eficiência ambiental quatro vezes maior em 2030 do que em 2010.

Tendo já impactado positivamente a mudança ambiental com investimentos em grandes instalações solares e um esforço concentrado para reduzir o consumo de energia, a visão Go Green da Mazak agora concentra-se em melhorias nas máquinas-ferramenta ao longo do ciclo de vida do produto para beneficiar os clientes. Tudo para que as máquinas Mazak tenham uma eficiência ambiental quatro vezes maior em 2030 do que em 2010.

A iniciativa “Go Green” tem 2 aspetos relacionados com a tecnologia de máquinas-ferramenta: as máquinas estão a ser projetadas para reduzir a sua pegada de CO2 na execução e visa envolver os proprietários das máquinas para registar, analisar e otimizar o seu uso de energia para um registo da pegada de carbono precisa.

As novas máquinas Mazak estão a ser equipadas com medidas de economia de energia: a nova geração de centro de maquinação vertical de 5 eixos simultaneos VARIAXIS i-800 NEO oferece capacidade de maquinação numa máquina mais rápida e compacta e as tecnologias aprimoradas são incorporadas no design que reduzem as emissões de CO2 em 22,7%. Uma pegada de carbono do berço ao túmulo mede as emissões totais de gases de efeito estufa de um produto, desde a extração da matéria-prima até ao fabrico, distribuição, uso e eventual fim de vida.

A medição de CO2 para o ciclo de vida total de produtos de consumo está a ser gradualmente traduzida através da cadeia de fornecimentos de fabrico para os proprietários de máquinas-ferramenta. Essencialmente, o cálculo tradicional de “preço + entrega” provavelmente tornar-se-á “preço + entrega + impacto de CO2“. Para ajudar os utilizadores de máquinas, a Mazak desenvolveu produtos para medir CO2: o Smooth Energy Dashboard é uma medição que monitora a utilização de energia em tempo real e fornece aos utilizadores da máquina uma taxa de consumo do programa de peças, juntamente com a pegada de CO2.

A iniciativa Go Green também abrange a linha de máquinas híbridas da empresa que combinam processos lógicos em uma única máquina para reduzir custos e impacto ambiental. A linha multitarefa híbrida inclui agora produção aditiva, soldagem por fricção e maquinação de engrenagens.

Yamazaki Mazak U.K. Limited
Tel.: +01 905 755 755 · Fax: +01 905 755 001
[email protected] · www.mazakeu.co.uk

Translate »