Contrinex
navegação de AGVs

Navegação de AGVs: Pilz desenvolve pacote de ROS

Este equipamento oferece uma grande versatilidade aos utilizadores.

Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
[email protected] · www.pilz.pt

A navegação de AGVs (Automated Guided Vehicles) em fábricas automatizadas, com o movimento dos funcionários durante as suas operações, requer uma maior atenção ao detetar possíveis problemas de segurança de forma a proteger esses mesmos funcionários. Por isso, é habitual a incorporação de equipamentos nestes veículos, que sejam capazes de detetar objetos ao seu redor e modifiquem a sua atividade mediante a redução de velocidade ou através de uma paragem de emergência, sem comprometer o ritmo de produção.

Para além da supervisão produtiva de superfícies, é possível utilizar esta tecnologia para extrair um mapa de pontos e o utilizar na navegação de AGVs. Esta função pode realizar-se de forma simples mediante os pacotes Robot Operating System (ROS) desenvolvidos pela Pilz. O pacote PSENscan é uma integração do scanner de segurança com este mesmo nome e o sistema open source. A integração da informação do scanner no âmbito ROS é muito simples, não é necessária programação complementar, na zona destinada ao download são indicadas as instruções para que o processo seja rápido e eficaz.

Este equipamento oferece uma grande versatilidade aos utilizadores do sistema, visto que permite obter diversos dados, úteis para a aplicação e para otimizar o uso dos AGVs. Por exemplo, pode-se utilizar para trabalhar com algoritmos SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) e criar planos de navegação dinâmica para que o veículo possa contornar obstáculos.

Translate »