Pilz: Segurança funcional – novo conceito para tolerância de erros

De acordo com as exigências de segurança, a avaliação do risco desempenha uma função crucial para…

Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
info@pilz.pt · www.pilz.pt

De acordo com as exigências de segurança, a avaliação do risco desempenha uma função crucial para determinar o nível de segurança requerido. Os procedimentos a efetuar durante uma avaliação de riscos a uma máquina, estão definidos nas Normas EN ISO 12100, 13849-1/-2 e EN 62061. Após realizada a avaliação de risco determina-se o nível de segurança que a máquina deve obter.

Em colaboração com a Pilz, a ZVEI (Associação Central da Indústria Eletrotécnica e Eletrónica) desenvolveu um novo conceito para tolerância de erros na segurança das máquinas, um livro branco que descreve os fundamentos básicos para a tolerância de erros na segurança funcional de máquinas e instalações. Este livro, disponível de forma gratuita para download é apropriado a fabricantes de máquinas e integradores de sistemas que implementam funções de segurança para controlo de máquinas. Complementarmente, as informações podem ser utilizadas para configurar dispositivos e sistemas direcionados à segurança e desenvolvimento de produtos.

Com este tipo de sistema, a deteção de um erro potencialmente perigoso, não invalida a continuidade da operação, uma vez que este é reconhecido e avaliado com precisão sendo verificado se pode ser tolerado ou se pelo contrario é considerado grave. Neste caso, é realizada uma paragem (desconexão) imediata. Este tipo de avaliação de risco não é habitual nos sistemas “clássicos” de automação industrial. Tanto para o projetista, como para o utilizador de um sistema deste tipo é possível definir o período continuo de tempo a que este deve operar (Δtdeg). Para além desse limite, devem ser tomadas medidas complementares para a redução dos riscos potenciais.

(Irá receber um email com o link de download.)

×