Contrinex
falecimento do Prof. Tenreiro Machado

Rev. Robótica manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Tenreiro Machado

O Prof. Tenreiro Machado deixa uma marca inapagável na área da robótica e na formação de engenheiros nos últimos 40 anos, tendo sido ainda uma referência nacional e internacional como docente e investigador nas áreas da Engenharia.

A Revista Robótica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Professor Tenreiro Machado, Diretor da referida publicação de 1993 a 1999, e endereça as mais sentidas condolências à família. A Presidência do Politécnico do Porto decretou o dia 08 de outubro como dia de luto académico em memória do investigador e Professor decano do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O Prof. Tenreiro Machado deixa uma marca inapagável na área da robótica e na formação de engenheiros nos últimos 40 anos, tendo sido ainda uma referência nacional e internacional como docente e investigador nas áreas da Engenharia. O seu trabalho destaca-se pela sua visão eclética de vários tópicos na investigação, optando por abordar assuntos tão diferentes como sistemas dinâmicos, genética, algoritmos computacionais, modelização dos sistemas, entre outros.

José Tenreiro Machado nasceu em 1957 em Pinhel, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Dedicou grande parte da sua vida ao ISEP, tendo construído um currículo profissional e académico invejável e sendo um dos investigadores portugueses mais citados a nível mundial. Segundo a lista Highly Cited Researchers 2019 da norte-americana Clarivate Analytics inclui 10 investigadores portugueses num global de 6000. Também estava entre os 100 000 mais citados na base Scopus, que engloba um total de 7 milhões.

O Corpo do Prof. Tenreiro Machado encontra-se hoje (8 outubro) na capela mortuária de Paranhos, no Porto, e o Funeral será realizado amanhã (sábado, 9 outubro) pelas 10 horas na Igreja de Paranhos.

José Tenreiro Machado – Um dos mais citados a nível mundial | ISEP

Entrevista ao docente do ISEP, José Tenreiro Machado

Translate »