Contrinex
Robot Justin

Robot “Justin” poderá construir casas em Marte

A agência espacial alemã DLR desenvolveu um robot que tem como intuito apoiar…

A agência espacial alemã DLR desenvolveu um robot que tem como intuito apoiar na construção das primeiras casas para humanos em Marte. Chama-seJustin” e está a ser desenvolvido há cerca de uma década para executar tarefas complexas de forma autónoma, pensar por si próprio e até fazer chá ou café. Equipado com um software de reconhecimento de objetos, câmaras e sensores que lhe permitem ter uma visão 3D, oito dedos articulados que possibilitam o manuseamento de ferramentas com habilidade, este robot consegue ainda fazer interface de dados, sincronizando computadores e recolhendo dados, e até carregar a sua própria bateria através de energia solar.

No final de 2017 a NASA lançou um desafio para o lançamento de ideias para encontrar materiais que possam ser usados na construção de habitats em Marte e noutros planetas, com recurso a impressão 3D. O objetivo é que os robots possam ser enviados para outros planetas e satélites e estejam habilitados a construir casas onde os astronautas possam habitar.
O engenheiro da NASA e investigador da Universidade da Califórnia do Sul, Behrokh Khoshnevis, criou um método de impressão de edifícios intitulado “processamento de contornos“, que funciona da mesma forma que a impressão 3D tradicional, com exceção das máquinas, que têm uma dimensão maior. A reduzida gravidade em Marte pode trazer algumas vantagens, até porque os edifícios em 3D não precisam de suportar ventos fortes ou a pressão gravitacional, o que aumentará a resistência e a longevidade das infraestruturas.

 

Translate »