Contrinex
Saint-Gobain e FEUP colaboram em projeto inovador de impressão 3D

Saint-Gobain e FEUP colaboram em projeto inovador de impressão 3D

A Saint-Gobain Portugal e a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, irão colaborar num projeto inovador de impressão 3D para a indústria da construção.

A Saint-Gobain Portugal, com o Instituto da Construção da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, irá participar num projeto inovador de impressão 3D para a indústria da construção, relacionado com esta tecnologia de fabricação.

O estudo, resultado desta parceria, visa o desenvolvimento de argamassas para impressão 3D com foco na sustentabilidade, no comportamento térmico e na reabilitação dos edifícios. Está a ser realizada uma análise de sistemas estruturais de argamassas cimentícias impressas em 3D, das ligações entre elementos 3D e da sua compatibilidade com os restantes componentes do sistema construtivo. Para este estudo estão a ser realizados casos práticos numa impressora 3D de argamassa, apta para imprimir modelos construtivos à escala real. A aquisição de uma impressora, com capacidade para elementos com um volume 3 x 3 x 6 m3, assegura que soluções construtivas em 3D possam ser testadas no âmbito da utilização da tecnologia de fabrico aditivado na construção, alinhado para modernizar a indústria. Todos os testes estão a ser realizados com argamassas Weber 3D 160-1, como referência para desenvolvimentos futuros.

Associadas a este projeto de impressão 3D estão a concurso duas teses que serão premiadas pela Saint-Gobain enquanto “melhor tese de mestrado” e “melhor tese de doutoramento”. O estudo está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP que, baseado no seu know-how e recursos humanos muito qualificados, tem contribuído diretamente para uma significativa melhoria do setor da construção através de uma estreita colaboração com a indústria. De sublinhar o contributo da Universidade Técnica de Eindhoven TUe e do MIT Portugal, através de uma candidatura para o desenvolvimento de argamassas 3D com resíduos de mármore e de um projeto no âmbito da impressão 3D de blocos térmicos. Alinhada com esta estreita parceria da FEUP com a Saint-Gobain Portugal surge a distinção da empresa que integra agora o programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” que visa reconhecer a grande contribuição das empresas para a Missão da FEUP, com o grande objetivo de as aproximar da universidade e facilitar a realização de projetos conjuntos.

Translate »