Contrinex
Schaeffler adquire Elmotec Statomat GmbH

Schaeffler adquire Elmotec Statomat GmbH

A Schaeffler assinou um contrato para adquirir a Elmotec Statomat Holding GmbH (adiante designada…

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

A Schaeffler assinou um contrato para adquirir a Elmotec Statomat Holding GmbH (adiante designada, “Elmotec Statomat“), com sede em Karben, próximo de Frankfurt am Main, na Alemanha. A aquisição será concluída durante o 1.º trimestre de 2019, depois de todas as condições finais terem sido apresentadas e o preço da compra não será revelado. “A mobilidade elétrica é uma das áreas fundamentais do nosso futuro desenvolvimento. Com esta aquisição da Elmotec Statomat estamos a dar um passo importante para expandir os nossos conhecimentos de fabrico nesta área e implementar sistematicamente a nossa estratégia de mobilidade elétrica”, disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. “Esta aquisição vai permitir acomodar, perfeita e completamente, a industrialização da construção de motores elétricos na nossa empresa e fechar a última lacuna tecnológica remanescente na produção de rotores e estatores.”

A Elmotec Statomat GmbH é um dos principais fabricantes mundiais de máquinas de produção para a construção de grandes volumes de motores elétricos, com uma ótima experiência no campo da tecnologia de enrolamento. Com esta aquisição, a Schaeffler está a expandir os seus conhecimentos na construção de motores elétricos e a promover a implementação da sua estratégia de mobilidade elétrica. A Elmotec Statomat em 2017 gerou vendas de cerca de 40 milhões de euros e conta atualmente com cerca de 200 colaboradores. A empresa foi uma referência tecnológica no campo das máquinas de produção para a construção de motores elétricos durante mais de 60 anos, focada principalmente na produção de estatores. Com as suas inovadoras tecnologias de enrolamento, individualmente escaláveis, a empresa alcançou uma posição de referência no mercado no campo da produção de motores elétricos. Em particular, a tecnologia do enrolamento ondulado é considerado um campo de grande importância para o desenvolvimento futuro da mobilidade elétrica em termos de densidade de potência, eficiência e produção eficiente de grandes volumes.

“Com as suas tecnologias, a Elmotec Statomat demonstrou a sua excecional capacidade de rendimento e o seu poder de inovação. Com mais de 50 direitos de propriedade intelectual individuais em 13 classes de patentes de todo o mundo, a empresa é uma das líderes mundiais no campo da tecnologia de enrolamento para a produção de estatores. Através desta aquisição expandimos a nossa experiência de fabrico na área dos motores elétricos e, por isso, estamos a abrir um maior potencial de crescimento com a produção de motores elétricos e instalações de produção de estatores”, explicou Jochen Schröder, diretor da unidade de negócio de E-Mobility da Schaeffler. Nos finais de 2016, a Schaeffler adquiriu a Compact Dynamics GmbH, uma empresa especializada no desenvolvimento de conceitos inovadores para os acionamentos elétricos. Com a aquisição da Elmotec Statomat, esta experiência será ampliada graças à adição de mais conhecimentos na produção de grandes volumes de estatores para motores elétricos.

Translate »