Contrinex
soluções sustentáveis para a indústria alimentar

Schaeffler fornece soluções sustentáveis para a indústria alimentar e de embalagens  

Na Hannover Messe 2022, que irá decorrer de 30 de maio a 02 de junho, a Schaeffler utilizará exemplos práticos e projetos de desenvolvimento para demonstrar o potencial da engenharia sustentável.

Na Hannover Messe 2022, que irá decorrer de 30 de maio a 02 de junho, a Schaeffler irá demonstrar como ter mais sucesso em termos de sustentabilidade na indústria alimentar e de embalagens.  O fornecedor do setor automóvel e industrial não se concentra apenas em novos produtos nestas áreas, mas também pratica e recomenda uma abordagem muito mais holística para o desenvolvimento de soluções. Além disso, a Schaeffler utilizará exemplos práticos e projetos de desenvolvimento para demonstrar o potencial da engenharia sustentável em Hannover.

Ralf Moseberg, Senior Vice President Industrial Automation na Schaeffler, destaca que: “A base para a utilização dos recursos é criada muito cedo, na fase de conceção e desenvolvimento dos equipamentos de produção. Neste contexto, o foco deve ser comparar a eficiência e os pontos operacionais de diferentes sistemas de acionamento ―como motores rotativos (de torque) ou motorredutores―, prolongar os intervalos de relubrificação e a vida útil dos componentes, reduzir o atrito e otimizar as vedações.”

Ao reduzir a necessidade de lubrificante, são obtidos múltiplos benefícios tanto para o operador quanto para o meio ambiente, graças à economia adicional de água, produtos de limpeza e custos de reprocessamento que geralmente são gerados em paralelo.

Influências ambientais específicas e requisitos legais exigem soluções de rolamentos adaptadas. Como parte do seu novo programa de produtos para a indústria alimentar (série FD), a Schaeffler coloca à sua disposição uma série de rolamentos rígidos de esferas de uma carreira com vedação e resistentes à corrosão.  São fornecidos com uma aplicação inicial de lubrificantes produzidos de acordo com os padrões da indústria alimentar visando satisfazer tais requisitos.

Além disso, a Schaeffler apresentará novas chumaceiras fabricadas em plástico branco reforçado com fibra de vidro, que oferecem um elevado grau de resistência para aplicações sensíveis no processamento de alimentos. O composto lubrificante Schaeffler Lubtect é recomendado para condições de funcionamento e requisitos de lubrificação particularmente exigentes. O Lubtect é um polímero poroso mas dimensionalmente estável que garante uma lubrificação contínua e fiável.

As soluções disponibilizadas pela IoT (Internet das Coisas), tais como o sistema de Condition Monitoring OPTIME e o lubrificador inteligente OPTIME C1 da Schaeffler, também contribuem para evitar desperdícios e, assim, economizar recursos. Além de uma produção mais constante, outro benefício para os operadores que utilizam o sistema OPTIME é que já não vão precisar de ter stocks de peças sobressalentes e unidades de substituição guardados por muitos anos. A economia de energia e matérias-primas relacionadas com a produção não essencial de peças sobressalentes desnecessárias conduzirá a uma melhoria do equilíbrio energético das instalações de produção.

Nas instalações de produção, o OPTIME C1 contribui para evitar a lubrificação excessiva e a fuga de lubrificante nos pontos de rolamento. Aqui é possível obter também uma significativa economia de água e substâncias químicas que, em caso contrário, seriam necessárias para os trabalhos de limpeza derivados.   

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
[email protected] · www.schaeffler.pt

Translate »