Contrinex
Schaeffler integra tecnologia de sensores nos rolamentos

Schaeffler integra a tecnologia de sensores nos rolamentos para cabeçote

Na EMO 2017, a Schaeffler apresentou um sistema revolucionário para maximizar a Eficiência Geral…

Na EMO 2017, a Schaeffler apresentou um sistema revolucionário para maximizar a Eficiência Geral (Overall Equipment Effectiveness, OEE) das máquinas-ferramenta, uma nova gama de sensores para a monitorização dos cabeçotes que estão integrados nos próprios rolamentos. Pela primeira vez, os fabricantes de máquinas podem oferecer aos seus clientes um instrumento altamente eficaz e fácil de utilizar para aumentar a disponibilidade, a produtividade e a qualidade da máquina. A utilização deste sistema reduzirá a frequência das falhas, prolongando ao mesmo tempo a vida útil do cabeçote.

O novo sistema de sensores especialmente desenvolvido para esta aplicação mede a deslocação do veio do cabeçote sob carga com alta resolução em cinco direções: três de translação e duas de rotação. Como vantagem adicional, é de salientar que, graças ao know-how da Schaeffler sobre rolamentos, os parâmetros relevantes de funcionamento, tais como a pressão, a relação de rolamento e furo e a folga das gaiolas com alojamento de corpos rolantes, podem ser claramente calculados. Quando as deformações registadas nos corpos rolantes ultrapassam um valor-limite específico, o anel de sensores transmite um sinal elétrico de aviso para a unidade de comando da máquina. Os valores-limite podem ser ajustados individualmente para cada tipo de cabeçote e de máquina. Também é possível definir o valor-limite individualmente para outros componentes de acionamento que tenham um limite de carga inferior ao do cabeçote e cujas cargas estejam correlacionadas.

Uma caraterística especial na época do cloud computing: o software completo e todos os algoritmos necessários estão integrados no sistema de sensores e, portanto, o sistema não necessita de outros componentes adicionais. O sistema funciona a nível local e transmite um sinal de alarme individual para a unidade de comando da máquina que permite as seguintes aplicações: Deteção de uma colisão; proteção a longo prazo dos cabeçotes das máquinas-ferramenta.

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

Translate »