Contrinex
Schaeffler publica o relatório de sustentabilidade 2023

Schaeffler publica o relatório de sustentabilidade 2023

O Grupo Schaeffler considera que a sustentabilidade é um objetivo integral e indispensável, longo de toda a cadeia de valor acrescentado.

A sustentabilidade é especialmente importante para a Schaeffler. Com a publicação do Relatório de Sustentabilidade 2023, a empresa não só atua com transparência perante os grupos de interesse, como também destaca o progresso alcançado. Como comentou o CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld: “A sustentabilidade constitui uma parte integrante da nossa estratégia corporativa. A Schaeffler foi sempre reconhecida pela sua capacidade de inovação e experiência tecnológica; com base nisto, queremos colmatar a distância entre a sustentabilidade e a rentabilidade. Estabelecemos metas ambiciosas para nós. Apesar do muito que avançamos nos últimos anos, estamos conscientes de que ainda temos um longo caminho a percorrer.”

Estratégia de sustentabilidade com objetivos claros em conformidade com as 3 dimensões ESG

O Grupo Schaeffler considera que a sustentabilidade é um objetivo integral e indispensável, longo de toda a cadeia de valor acrescentado. Aqui inclui-se a definição de dez áreas de atuação para implementar a sua estratégia de sustentabilidade, que são atribuídas às três áreas de Ambiente, Social e Governança (ESG). Estas áreas de atuação serão ainda mais concretizadas no ano do relatório de 2023.

Com o subprogramaSustentabilidade e Compromisso (Sustainability & Engagement), que faz parte do Roadmap 2025, a Schaeffler irá garantir que a implementação da estratégia de sustentabilidade seja consistente e que sejam alcançados os objetivos sustentáveis. Este subprograma abrangente foi reiniciado em 2023 e incorporou como componente chave o Climate Action Plan, que tinha sido elaborado em 2022 e detalha as medidas específicas para reduzir as emissões de CO2. O resultado é uma rede robusta em todo o Grupo Schaeffler, que ajudará a implementar a estratégia de sustentabilidade e a garantir que o subprograma fica firmemente ancorado nas funções, divisões e regiões da empresa.

Atualmente, a Schaeffler está concentrada em 7 objetivos ESG chave para implementar a estratégia de sustentabilidade, que estão relacionados com diferentes áreas de atuação, como a neutralidade climática, o uso eficiente dos recursos, a proteção ambiental e a saúde e segurança no trabalho. Por exemplo, a Schaeffler propôs-se alcançar a neutralidade climática em toda a produção e ao longo da sua cadeia de abastecimento para 2030 e 2040, respetivamente. A Iniciativa Objetivos, baseados na Ciência (Science Based Targets initiative, SBTi) indicou que os objetivos parciais que contribuem para o objetivo de uma produção climaticamente neutra são cientificamente válidos.

Foram incorporados na remuneração anual dos membros do comité de direção, executivos e colaboradores, indicadores-chave (KPI) concretos sobre objetivos, com a intenção de fomentar a consecução dos objetivos ESG. A implementação de medidas em 2023, que conduzirão a uma redução anual do consumo de água doce de 150 000 metros cúbicos, é um dos indicadores pertinentes para a remuneração a curto prazo no ano do relatório. De facto, o Grupo Schaeffler conseguiu reduzir o consumo de água doce em aproximadamente 9% no ano do relatório, e as 27 medidas de poupança de água implementadas e verificadas externamente em 2023 vão resultar agora numa poupança anual mínima de 265 000 metros cúbicos a partir de 2024.

A implementação consistente da estratégia de sustentabilidade na área do ambiente também foi recompensada com uma boa pontuação nas classificações de sustentabilidade no ano do relatório. A Schaeffler recebeu uma classificação de “A” na categoria de alterações climáticas para 2023 por parte da organização ambiental global sem fins de lucro CDP (Carbon Disclosure Project), pelo seu compromisso com a atuação e transparência corporativas, e alcançou uma classificação de “A-” na categoria de água. No ranking de sustentabilidade da EcoVadis, a Schaeffler melhorou a sua pontuação para um total de 79 em 100 pontos, alcançando novamente o nível Platina e repetiu a sua posição no primeiro por cento do seu grupo de referência em 2023.

A descarbonização é o principal desafio ambiental

As alterações climáticas são um desafio fundamental do nosso tempo e só podem ser enfrentadas coletivamente. A este respeito, as cadeias de abastecimento sustentáveis (Âmbito 3 ascendente) e a aquisição de serviços e materiais de baixas emissões constituem um aspeto importante para a Schaeffler. Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler: “Graças a relações estreitas de confiança com os nossos fornecedores, alcançámos os nossos primeiros sucessos e estamos no bom caminho. Agora, a transparência e o diálogo com os nossos fornecedores são cruciais para superarmos em conjunto os obstáculos que temos pela frente e atingirmos o nosso objetivo de uma cadeia de abastecimento climaticamente neutra até 2040″.

Na Schaeffler, a descarbonização da produção (âmbitos 1 e 2) baseia-se, em grande medida, na utilização de energias renováveis, no aumento da eficiência energética e na modernização das fábricas para que utilizem energias renováveis. Por este motivo, estamos a desenvolver a geração interna de energias renováveis em instalações de todo o Grupo Schaeffler como uma extensão do programa atual de eficiência energética. Desde 2023, 100% da eletricidade adquirida em quase todas as fábricas da Europa, Greater China e Américas é proveniente de fontes renováveis, e a região Ásia/Pacífico seguirá o mesmo exemplo em 2024.

Graças às melhorias contínuas da eficiência energética, o Grupo Schaeffler registou uma redução dos gases com efeito de estufa na produção de aproximadamente 24% em comparação com o ano anterior, passando assim de 493.000 toneladas de CO₂ eq para 375.000 toneladas de CO₂ eq.

O desenvolvimento de produtos é crucial para uma transformação tecnológica sustentável

O Grupo Schaeffler procura melhorar continuamente os valores de CO2 dos seus produtos durante o processo de desenvolvimento de produtos, por exemplo, nas etapas de design do produto e seleção de materiais. “A sustentabilidade e a capacidade inovadora estão firmemente enraizadas no ADN do Grupo Schaeffler. Esta é a única forma de conseguirmos superar os desafios do amanhã e preparar o caminho para um futuro sustentável e amigo do ambiente“, afirmou Uwe Wagner, Chief Technology Officer da Schaeffler. Por exemplo, a Schaeffler conseguiu continuar a melhorar a eficiência de CO₂ dos motores elétricos no ano do relatório e trabalha de forma contínua em soluções que otimizem a fricção e prolonguem a vida útil dos rolamentos.

A Schaeffler também tem como objetivo a utilização de matérias-primas, componentes e produtos que sejam o mais duradoiros e reutilizáveis possível, numa aposta para manter uma economia circular aproveitando o potencial em termos de eficiência dos materiais, redução da utilização de matérias-primas vitais ou raras e vida longa ou reparabilidade dos produtos, sempre que seja economicamente viável. O portefólio da divisão Automotive Aftermarket consiste numa ampla gama de soluções de reparação e componentes individuais para todo o tipo de veículos, contribuindo assim para prolongar a vida útil dos mesmos.

Responsabilidade social e direção empresarial corporativa baseada em valores

As medidas para atingir os objetivos sobre o clima também requerem um elevado grau de compromisso por parte dos colaboradores. A Schaeffler apoia os colaboradores neste compromisso com a implementação de campanhas de formação e de sensibilização. A empresa considera de primordial importância a melhoria continuada na saúde e segurança. A Schaeffler organizou um Health & Safety Day (Dia da Saúde e da Segurança) global para todos os colaboradores pela primeira vez em 2023. A empresa também fomenta o desenvolvimento profissional e pessoal do seu pessoal e realiza um forte investimento na formação continuada para atingir uma transformação orientada para o futuro e centrada nos objetivos.

Para o Grupo Schaeffler, o respeito pelos direitos humanos constitui um elemento indispensável da cultura corporativa. Nesta perspetiva, está atualmente a ser ampliado o Human Rights Compliance Management System (Sistema de gestão de conformidade dos direitos humanos) da empresa. Além disso, no ano do relatório, foram publicados um guia dos direitos humanos e uma declaração de princípios sobre o respeito destes direitos.

A direção empresarial responsável (Corporate Governance) e baseada em valores também faz parte da cultura corporativa. O Grupo Schaeffler baseia-se num sistema moderno de gestão de Compliance (o Compliance Management System), que visa respeitar as normas e valores em toda a empresa. Naturalmente, é mantida uma organização de Compliance que abrange a totalidade do Grupo Schaeffler. Além disso, foi instituído um Comité de Direção, Riscos e Compliance (Governance, Risk & Compliance Committee) presidido pelo CEO e CFO no ano do relatório, e foi combinada a gestão de riscos e o sistema de controlo interno para formar uma única função de gestão.

O Relatório de sustentabilidade do Grupo Schaeffler fornece informação sobre as áreas de atenção chave da empresa em 2023 e sobre a evolução dos objetivos e números chave dentro do Grupo Schaeffler. O relatório está disponível em formato digital e pode ser consultado no microsite da empresa: www.schaeffler-sustainability-report.com/2023

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt
www.facebook.com/SchaefflerGroup/
www.linkedin.com/company/schaeffler/

Translate »